Os principais líderes europeus apelaram no domingo para manter a pressão sobre a Rússia para alcançar a paz e reafirmou seu apoio à Ucrânia antes de uma cúpula entre os presidentes Vladimir Putin e Donald Trump.
Os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos devem se reunir em 15 de agosto no Alasca, como parte dos esforços de Trump para encontrar uma saída do conflito em fevereiro de 2022 com a invasão russa da Ucrânia.
A reunião ocorrerá sem a presença do líder ucraniano, Volodimir Zelensky, que exige fazer parte das negociações.
No domingo, os principais líderes europeus assinaram uma declaração na qual declararam que “apenas uma abordagem que combina diplomacia ativa, apoio à Ucrânia e pressão sobre a Federação Russa” poderia encerrar a guerra entre a Ucrânia e a Rússia.
“Aplaudimos o trabalho do presidente Trump para interromper o massacre na Ucrânia” e “Estamos prontos para apoiar esse trabalho no plano diplomático, além de manter nosso apoio militar e financeiro substancial à Ucrânia”, além de “manter e imponentes medidas restritivas contra a Federação Russa”, disse os líderes europeus.
Os signatários da declaração incluem o presidente francês Emmanuel Macron, o primeiro -ministro italiano Giorgia Meloni, o chanceler alemão Fiedrich Merz, as estreias polonesas Donald Tusk e o britânico Keir Stmerer, bem como o presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
O presidente Luiz Inacio Lula da Silva falou por telefone no sábado com Vladimir Putin e expressou a disposição do Brasil de contribuir com uma solução pacífica. Putin agradeceu a Lula por seu “compromisso e interesse pelo tema”, de acordo com uma nota da presidência brasileira.
As três rodadas de negociações entre a Rússia e a Ucrânia feitas este ano não produziram frutas, e ainda não está claro se uma cúpula contribuirá para se aproximar da paz.
Summit no Alasca
A invasão russa da Ucrânia, lançada em fevereiro de 2022, deixou dezenas de milhares de mortos, milhões de deslocados e grandes danos.
Putin resistiu aos múltiplos recursos dos Estados Unidos, Europa e Ucrânia para declarar um cessar -fogo.
A cúpula no Alasca, um território da Rússia vendido para os Estados Unidos em 1867, seria o primeiro entre os presidentes em exercício dos Estados Unidos e da Rússia desde que Joe Biden se reuniu com Putin em Genebra em junho de 2021.
Trump e Putin se reuniram pela última vez em 2019 em uma cúpula do G20 no Japão durante o primeiro mandato do americano, embora falassem ao telefone em várias ocasiões desde janeiro.
Após mais de três anos de luta, as posições ucranianas e russas permanecem irreconciliáveis.
No chão, confrontos e ataques mortais continuam, com os lançamentos de drones mútuos à noite, e o exército russo continua avançando no leste contra um oponente menos grande e pior.
No leste de Donetsk, quatro pessoas morreram no sábado, depois de atentados russos e outros dois na região de Kerson, no sul, informou as respectivas autoridades. Esses ataques deixaram cerca de vinte feridos.
Para encerrar o conflito, Moscou exige que a Ucrânia ceda quatro regiões parcialmente ocupadas (Donetsk, Luhansk, Zaporizehzia e Kherson), bem como a Crimeia, anexada em 2014 e renuncie ao fornecimento de armas ocidentais e qualquer membro da OTAN.
Essas condições são inaceitáveis para a Ucrânia, o que requer a remoção de tropas russas de suas garantias de território e segurança ocidental. Isso incluiria mais fornecimento de armas e envio de um contingente europeu ao qual a Rússia se opõe.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings