Dubai, Emirados Árabes Unidos-Irã, lançou mais de 100 drones em direção ao território israelense na manhã de sexta-feira, depois que um ataque noturno no país matou pelo menos três de seus principais líderes militares.
“Podemos agora confirmar que o chefe de gabinete das forças armadas iranianas, o comandante do IRGC e o comandante do comando de emergência do Irã foram todos eliminados nos ataques israelenses no Irã”, disse o porta -voz das forças de defesa israelense, Effie Defie.
“O Irã lançou aproximadamente 100 UAVs em direção ao território israelense, que estamos trabalhando para interceptar”.
As sirenes de Rockets soaram no norte da Jordânia, enquanto a mídia estatal Jordanian relatou que o país interceptou vários drones iranianos em seu espaço aéreo.
O ataque do Irã em Israel, que afirmou ter como alvo instalações de enriquecimento nuclear, ocorreu alguns dias antes das autoridades americanas e iranianas participarem da sexta rodada de negociações sobre o acordo nuclear. Foi o maior ataque à República Islâmica desde a Guerra Irã-Iraque na década de 1980.
As notícias sobre greves tornaram os preços do petróleo até 13% antes de reduzir os ganhos, com o Brent Oil, uma referência global, superior a US $ 78 o barril a qualquer momento.
As ações asiáticas e européias caíram, com investidores concorrendo a portos seguros em meio a medo de uma guerra mais ampla em uma região responsável por um terço do suprimento mundial de petróleo.
Os futuros do Dow Jones caíram mais de 500 pontos às 8:21 da manhã de Londres.
Atualmente, o Brent Oil está sendo negociado a US $ 72,76 por barril às 8h23 em Londres, um aumento de 5%, com a WTI dos EUA sendo negociada a US $ 71,27 por barril, um aumento de 4,6%.
Todos os olhos agora estão focados nos próximos passos do Irã e dos Estados Unidos, especialmente para a possibilidade de os EUA se envolverem nesse conflito.
O Departamento de Estado dos EUA afirmou que não havia participado dos ataques noturnos de Israel contra o Irã, com o secretário de Estado Marco Rubio classificando as ações como unilaterais e instalando o Irã não atacando interesses ou pessoal dos EUA na região.
Teerã não vê assim. O Ministério das Relações Exteriores do Irã alertou que isso responsabilizaria Washington pelas conseqüências das ações de Israel.
O presidente Donald Trump deve participar de uma reunião do Conselho de Segurança Nacional, programado para 11h, tempo do leste dos EUA.
Esta é uma história em desenvolvimento e será atualizada em breve.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.