O presidente iraniano Masoud Pezeshkian alertou para uma retaliação “mais devastadora” se a campanha de bombardeio israelense de nove dias continuar, afirmando que a República Islâmica não interromperá seu programa nuclear “em nenhuma circunstância”.
Israel disse no sábado que matou mais três comandantes iranianos em sua ofensiva sem precedentes, enquanto o ministro das Relações Exteriores Gideon Saar disse que a campanha atrasou em dois anos o suposto progresso de Teerã em direção a uma arma nuclear.
“Faremos tudo o que pudermos para eliminar essa ameaça”, disse Saar ao jornal alemão Bild, afirmando que Israel manterá seu ataque.
Israel e Irã mudaram onda após onda de ataques devastadores desde que Israel lançou sua campanha aérea em 13 de junho, afirmando que Teerã estava prestes a desenvolver uma arma nuclear.
O Irã nega estar procurando uma bomba atômica e, no sábado (21), Pezeshkian disse que seu direito de continuar com um programa nuclear civil “não pode ser levado … por ameaças ou guerra”.
Em uma ligação com o presidente francês Emmanuel Macron, Pezeshkian disse que o Irã estava “pronto para discutir e cooperar para construir confiança no campo das atividades nucleares pacíficas”.
“No entanto, não concordamos em reduzir as atividades nucleares a zero sob nenhuma circunstância”, acrescentou, segundo a agência de notícias oficial iraniana.
Leia mais
Siga a cobertura real do conflito entre Israel e Irã
Como uma mudança de regime no Irã, pode afetar os preços globais do petróleo
Milhares se unem em marchas pró-palestinas em Londres e Berlim
Referindo -se a ataques israelenses, ele disse: “Nossa resposta à agressão contínua do regime sionista será mais devastador”.
O exército israelense havia informado anteriormente que um ataque em Qom, ao sul de Teerã, matou Saeed Izadi, um oficial da Guarda Revolucionária responsável pela coordenação com o grupo militante palestino Hamas. Dois outros comandantes foram mortos à noite, acrescentou.
Israel afirmou que também atacou a usina nuclear iraniana de Isfahan pela segunda vez, com a agência de vigilância nuclear da ONU relatando que uma fábrica centrífuga foi atingida.
O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou na sexta-feira que Teerã teve um “máximo” de duas semanas para evitar possíveis ataques aéreos dos EUA, enquanto Washington avaliou se ele ingressar na campanha de Israel.
‘Não preparado para negociar’
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, chegou a Istambul no sábado para uma reunião da Organização de Cooperação Islâmica (OCI) para discutir o conflito.
Diplomatas de alto nível do Reino Unido, França e Alemanha encontraram Araye em Genebra na sexta-feira e o incentivou a retomar as negociações nucleares com os Estados Unidos, que haviam sido prejudicados pela guerra.
Mas Araghchi disse para NBC NewsDo mesmo grupo CNBCque “não estamos mais preparados para negociar com eles (os americanos) enquanto a agressão continua”.
Trump, desdenhando esforços diplomáticos europeus, disse que dificilmente pediria a Israel que interrompe seus ataques para trazer o Irã de volta à mesa de negociações.
“Se alguém está vencendo, é um pouco mais difícil”, disse ele sobre a campanha israelense.
Qualquer envolvimento dos EUA provavelmente envolveria poderosos bombas destrutivas de bunker, que nenhum outro país tem, para destruir uma instalação subterrânea de enriquecimento de urânio em Ford.
Os aliados do Irã, Huthis, no Iêmen, ameaçaram no sábado para retomar seus ataques a verfares dos EUA no Mar Vermelho se Washington ingressar na guerra, apesar de um recente acordo de cessar -fogo.
Em um hospital de Teerã, Nasrin, uma mulher de 39 anos que se identificou apenas por seu primeiro nome, disse que foi jogada para o outro lado de uma sala em sua casa por um ataque israelense.
“Eu apenas bati na parede. Não sei quanto tempo estava inconsciente. Quando acordei, estava coberto de sangue da cabeça aos pés”, disse ela à AFP em sua cama de hospital.
Centenas de mortos
A agência de notícias ativista de direitos humanos, uma ONG americana, disse na sexta -feira que, com base em suas fontes e relatórios da mídia, pelo menos 657 pessoas foram mortas no Irã, incluindo 263 civis.
O Ministério da Saúde do Irã divulgou no sábado um saldo de mais de 400 mortos e 3.056 feridos em ataques israelenses.
Os ataques retaliatórios do Irã mataram pelo menos 25 pessoas em Israel, de acordo com dados oficiais.
À noite, o Irã disse que atacou o centro de Israel com drones e mísseis. As equipes de resgate israelenses disseram que não houve vítimas depois que um drone iraniano chegou a um prédio residencial.
Na ilha do Mediterrâneo, em Chipre, Israel disse no sábado que um plano terrorista iraniano contra cidadãos israelenses estava “frustrado”.
‘Cansado’
A Diretoria Nacional de Diplomacia Pública de Israel informou que mais de 450 mísseis foram demitidos no país até agora, juntamente com cerca de 400 drones.
Em Tel Aviv, onde os moradores enfrentaram ataques iranianos regulares há nove dias, alguns expressaram crescente fadiga sob a constante ameaça do Irã.
“No meio da noite, temos que acordar as crianças e levá -las ao abrigo”, disse Omer, que se identificou apenas na AFP.
“Eles estão cansados o dia todo depois disso”, acrescentou, explicando que ainda apóia o objetivo da guerra de Israel de negar uma arma nuclear ao Irã.
As potências ocidentais expressaram repetidamente preocupações sobre a expansão do programa nuclear iraniano, particularmente questionando o enriquecimento acelerado de urânio do país.
O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIE), Rafael Grossi, disse que o Irã é o único país sem armas nucleares capazes de enriquecer 60%de urânio.
No entanto, sua agência não tinha “nenhuma indicação” da existência de um “programa sistemático” no Irã para produzir uma bomba.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings