O diretor superintendente de Associação Brasileira de Indústria de Têxteis e Confeitaria (ABIT)Assim, Fernando Valente Pimenteldisse na segunda -feira (18) que o 50% imposto por Estados Unidos para o Exportações brasileiras do setor Praticamente torna inviáveis operações comerciais.
Em uma entrevista com Dinheiro rápidode Tempos | CNBCEle ressaltou que Não havia justificativa econômica para a medida e defendeu a continuidade de negociações diplomáticas.
Leia mais:
Evento exclusivo: Haddad diz que o impasse na tarifa não começou no Brasil; É ‘má vontade’ dos EUA
“Que Tarifa de 50 pontos percentuais10 mais 40, praticamente torna a maioria dos negócios inviáveis. Não há margem para quem vende, não há capacidade de absorver aqueles que compram. Nosso objetivo agora é intensificar os contatos com entidades do setor em Estados Unidos para mostrar que não faz sentido para o que está acontecendo ”, disse ele Pimentel.
Segundo ele, o setor era surpreso por não estar na lista de exceções, apesar de manter Relações comerciais saudáveis e com Supervite favorável aos americanos. “Somos um setor que compete de uma maneira leal e tem regras semelhantes. A decisão penaliza o Brasil em um desproporcionalQuando países vizinhos de MERCOSUR foram submetidos a Tarifas menores“, ele disse.
Plano Soberano Brasil e medidas internas
Nas medidas anunciadas pelo governo federal no Plano Soberano BrasilAssim, Pimentel avaliou que a direção era positiva, mas destacou a importância de detalhes que ainda precisam ser regulamentados. “O anúncio foi bem -vindo e atendeu a várias demandas do setor privado. Mas precisamos saber como será a operação, quais empresas serão elegíveis e como os mecanismos de suporte funcionarão”, disse ele.
Ele enfatizou que a expectativa é que o Congresso acelerar o voto em Medida provisória regulando os instrumentos do plano, incluindo o Reintegra e mecanismos de financiamento.
Diplomacia e busca por novos mercados
O executivo argumentou que a saída passa Combinação de diplomacia de negócios com diplomacia do governo. “A maneira é construir pontes, não levantar paredes. Precisamos perseverança, estratégia e paciência para reverter as medidas”, disse ele.
Além Estados UnidosAssim, Pimentel destacou a urgência do Brasil Expanda sua rede de Acordos de negócioscitando o Mergosur União EuropéiaAssim, MERCOSUR-EFTAAlém de possíveis parcerias com Canadá e Japão. Ele também alertou sobre os riscos de negociação que aumentam a entrada de Produtos asiáticos no mercado brasileiro.
“Não podemos abrir espaço para ser invadido por Excedentes produtivos asiáticos. A competição é bem -vinda, mas são modelos diferentes de produção e preços que desequilibram o mercado ”, afirmou.
O Setor têxtil brasileiro movimentos R $ 500 milhões anualmente nas exportações para EUA E teme que a tarifa provoce Perdas significativas no mercadoespecialmente para Pequenas e médias empresas. “O impacto pode parecer pequeno no PIBMas no micro é muito sério para aqueles que ganharam espaço no mercado dos EUA e agora correm o risco de perder ”, concluiu Pimentel.
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings