Será um tempo real para a OTAN na quarta -feira, quando a Aliança Militar Ocidental divulgou uma declaração conjunta sobre um aumento coletivo nos gastos com defesa, fortemente impulsionado e planejado.
Os aliados foram encurralados, persuadidos e pressionados a aumentar seus gastos com defesa de 2% para 5% do produto interno bruto de cada país membro até 2035, mesmo com alguns tendo dificuldade em atingir a meta mais baixa.
Espera-se que os 32 estados membros do bloco aprovem o aumento nos embaixadores de quarta-feira, OTAN, já tenham concordado em princípio, mas a ação e o prazo ainda podem adiar.
O compromisso dos EUA com a Aliança também está focado após anos de frustração do presidente dos EUA, Donald Trump, com aliados canadenses e europeus que não se esforçam para contribuir com a defesa.
Ao chegar à cúpula na noite de terça -feira, Trump parecia questionar o Princípio Central de Defesa Coletiva da OTAN (Artigo 5), que afirma que um ataque a um membro é um ataque a todos.
“Existem inúmeras definições do artigo 5. Você sabe disso, certo?” Trump disse a repórteres na Força Aérea One. “Mas estou comprometido em ser um amigo, eu sei, me tornei amigo de muitos desses líderes e estou comprometido em ajudá -los”.
O secretário da Coalizão Militar, Mark Rutte, tem tentado tranquilizar aliados que Washington não abandonará o quarteirão, dizendo na cúpula que “há um compromisso total do presidente dos EUA e da alta liderança dos EUA com a NATA”.
“No entanto, isso traz consigo uma expectativa. E a expectativa é que finalmente lidemos com esse grande problema, sendo o fato de não estarmos gastando o suficiente como europeus e canadenses”, disse Rutte na terça -feira.
‘Hora de levar isso a sério’
Os membros da OTAN prometeram em 2014 gastar 2% do PIB em defesa, mas alguns países, como Canadá e Espanha, tiveram dificuldade em atingir esse limite.
Outros estados membros, particularmente aqueles nos flancos norte e leste do bloco e mais próximos do oponente, a Rússia-como a Polônia e a Estônia excederam esse objetivo.
A Espanha, o país que menos gasta em termos de participação no PIB na aliança, já se destacou para provocar a ira de Trump dizendo que um aumento nos gastos para 5% do PIB era “irracional”, supostamente buscando uma opção de não atingir o novo objetivo.
Madri também quer mais flexibilidade sobre como e quando deve aumentar seus gastos com defesa, Assim como a Bélgica, que abriga a sede da OTAN. A Itália também expressou ceticismo em relação à nova meta, afirmando que ele atingirá apenas 2% este ano, Depois de questionar abertamente o objetivo da aliança na semana passada.
Rutte, da OTAN, disse que “não estava preocupado” que países como a Espanha prejudicassem os objetivos da cúpula e seus consideráveis esforços diplomáticos para convencer os membros a aceitar maiores gastos.
“É claro que essas são decisões difíceis, vamos ser honestos. Sete ou oito países no início deste ano nem chegaram à meta de 2%… mas agora eles se comprometeram a fazê -lo este ano”, disse ele à CNBC Steve Sedgwick em uma entrevista coletiva na quarta -feira.
“Mas você está certo, os países precisam encontrar dinheiro. Não é fácil, são decisões políticas, mas, ao mesmo tempo, meus colegas de mesa têm a convicção absoluta de que, dada a ameaça da Rússia, dada a situação de segurança internacional, não há alternativa”.
Outros chefes de estado, ministros de estrangeiros e defesa, disseram ao CNBC que esperavam que os Aliados sigam o exemplo.
O primeiro -ministro holandês Dick Schoof estava otimista na quarta -feira, dizendo à CNBC que a OTAN “promoverá a unidade hoje”, mas outros líderes europeus não poderiam descartar a possibilidade de falta de consenso sobre o alvo ambicioso dos gastos.
O primeiro -ministro sueco Ulf Kristersson, disse CNBC Na terça -feira, eu não conseguia “descartar nenhum tipo de problema. Acho que você não pode”, embora eu tenha acrescentado que “este é o momento de correr riscos. É a hora de levar a defesa a sério”.
“Você pode dar essa unidade, com certeza. Eu digo que uma unidade da OTAN muito forte teria valor em si, e essa certamente será nossa mensagem na reunião de amanhã [quarta-feira]”Ele disse CNBC na beira do cume.
Enquanto isso, Hanno Pevkur, ministro da Defesa da Estônia, disse que os 32 membros da OTAN terão que encontrar um compromisso.
“Eu diria que o resultado realista é que chegaremos a 5% até [20]35 e depois analisaremos a meta de capacidade [em recursos] Todos os anos ”, ele disse. O pior cenário, é claro, é que não alcançaremos um consenso. Mas acredito que essa porcentagem, ou essa possibilidade, é muito, muito baixa ”, afirmou.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.