O otimismo no setor global de viagens corporativas caiu mais da metade deste ano, de acordo com um relatório publicado pela Global Business Travel Association.
O sentimento positivo caiu de 67% em novembro de 2024 para 31% em abril de 2025, de acordo com o relatório, que entrevistou mais de 900 profissionais de viagens corporativas sobre o impacto das tarifas, as políticas de fronteira mais rigorosas e outras políticas do governo dos EUA anunciaram este ano.
Mais de um em cada quatro entrevistados no Canadá, os Estados Unidos e a Europa disseram que se sentiam “pessimistas” ou “muito pessimistas” sobre as perspectivas do setor este ano.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
Número de turistas internacionais nos EUA diminuem – os danos podem ser “assustadores”, estima os pesquisadores
As companhias aéreas devem reduzir as projeções para 2025 diante da queda da demanda por viagens
No entanto, 40% dos entrevistados disseram que não se sentiam positivos nem negativos.
“Desde que estou no cargo há quatro anos, não vi um nível de incerteza tão alto”, disse Suzanne Neufang, CEO da Associação, CNBC Travel Na terça -feira (27).
A pesquisa mostrou que quase 30% dos compradores de viagens corporativas prevêem que suas empresas reduzirão as viagens de funcionários este ano, enquanto cerca de 20% disseram que não tinham certeza.
“Eles nem estão confiantes o suficiente para dizer se as coisas ficarão bem ou não”, disse ela.
Cerca de 27% dos entrevistados também disseram que esperam que os gastos com viagens de negócios diminuam.
Preocupações de longo prazo
Um terço dos compradores de viagens de negócios disse que suas empresas mudaram ou estão considerando a mudança de políticas relacionadas a ou aos Estados Unidos, mostrou o relatório.
Cerca de 6% disseram que suas empresas transferiram eventos dos EUA para outro país.
“Do ponto de vista da APAC, e certamente de uma perspectiva européia, talvez até da América Latina, existe a oportunidade de ser a fonte de onde essas reuniões acontecem”, disse Neufang. “Existem muitas outras oportunidades para ser um vencedor neste jogo comercial”.
Os profissionais de viagens corporativas expressaram várias preocupações sobre o potencial impacto a longo prazo causado pelas decisões do governo de Trump este ano, lideradas por preocupações sobre os custos de viagem corporativa (54%) e problemas de processamento de vistos (46%).
As tarifas aéreas globais, no entanto, estão um pouco abaixo – cerca de US $ 17, ou 2,2% no ano – de acordo com a FCM Consulting, uma divisão da empresa de viagens corporativas de viagens da FCM.
Nem tudo é “desgraça e tristeza”
No entanto, o mercado global de viagens corporativas permanece a caminho de exceder US $ 1,6 trilhão até o final de 2025, disse Neufang.
No entanto, ela disse que isso ocorrerá apenas “se os últimos 100 dias não afetarem negativamente em todos os lugares”.
A Associação Global de Viagens Corporativas fornece que, até 2028, esse número excederá US $ 2 trilhões, disse ele. Ela observou que, embora o volume de viagens corporativas não voltasse aos níveis de pré-libra, os gastos com viagens corporativas recuperaram até 2024, em parte como resultado da inflação.
Mas ela disse que a guerra comercial do governo de Trump pode gerar uma onda de novas viagens corporativas.
“Em tempos de guerras comerciais, as viagens corporativas podem, de fato, aumentar em pelo menos um período – para novos parceiros a serem encontrados e novos mercados são construídos”, disse ela. “Você perde um cliente, precisa encontrar outro. Então, acho que essa perspectiva não significa apenas pessimismo para nós.”
No entanto, se as taxas permanecerem altas, “certamente haverá um impacto nas viagens para os EUA … mas acho que para a Europa, Ásia, Europa para a Ásia, Ásia para a Europa. Acho que, em qualquer lugar da África, todos esses destinos provavelmente são bons”.
As viagens de lazer aos Estados Unidos caíram em 2025. A projeção é que os gastos internacionais dos visitantes cai 4,7% em 2024, representando cerca de US $ 8,5 bilhões para o setor de viagens dos EUA, em um ano em que a expectativa anterior foi o crescimento do crescimento.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.