Os gigantes automotivos europeus relataram uma queda acentuada no lucro do primeiro trimestre, e muitos suspenderam ou cortaram a orientação financeira anual, atribuindo parcialmente problemas do setor a Tarifas comerciais Presidente dos EUA, Donald Trump.
As atualizações corporativas foram feitas logo após Trump impor Uma taxa de 25% nas importações de carros nos EUA no início de abril.
Trump tentou diluir essas taxas Na terça-feira, assinando uma ordem executiva projetada para impedir uma série de outras taxas separadas como tarifas adicionais de 25% em aço e alumínio-“acumulados” um no outro.
Algumas montadoras aplaudiram a nova posição, embora os analistas tenham alertado que a natureza mutável das tarifas comerciais de Trump provavelmente manterá qualquer decisões de investimento corporativo de longo prazo sob controle.
Stellantis
Stellantisque mantém nomes conhecidos como jipe, Dodge, Fiat, Chrysler e Peugeot, Ele disse Na quarta -feira, ele estava removendo sua orientação financeira anual devido a incertezas tarifárias.
A empresa adicionado que estava “altamente envolvido” com os formuladores de políticas tarifárias, enquanto tomavam medidas para ajustar os planos de produção e identificar oportunidades para melhorar a oferta.
O conglomerado multinacional relatou receitas líquidas de 35,8 bilhões de euros (US $ 40,7 bilhões) no primeiro trimestre, refletindo uma queda de 14% no mesmo período do ano passado.
Mercedes
Mercedes Da Alemanha, também descartou sua previsão de lucro para 2025 e relatou um lucro muito menor no primeiro trimestre.
A montadora disse ele Os números anuais de relatórios não puderam ser “estimados com o nível necessário de certeza”, citando a volatilidade atual em tarifas, medidas de mitigação e possíveis efeitos diretos e indiretos.
“Supondo que as políticas comerciais atuais persistem, [os lucros antes de juros e impostos] E o fluxo de caixa livre dos negócios industriais, bem como os retornos ajustados das Vans Mercedes-Benz e Mercedes-Benz, será impactado negativamente ”, afirmou a empresa em comunicado.
Rella Suskin, analista de ação da Morningstar, disse que a recente decisão de Trump de aliviar as tarifas de carros fornece “alívio parcial” às montadoras europeias.
“O ajuste da tarifa alivia peças automotivas importadas até 15% de um conteúdo de carro”, disse Suskin, observando que a BMW e a Mercedes andam cerca de metade de seus veículos vendidos nos EUA internamente.
No entanto, ela acrescentou que “até que haja maior certeza sobre a permanência e a quantidade de tarifas, as montadoras não poderão tomar decisões de alocação de capital a longo prazo”.
Volkswagen
A Volkswagen não se juntou às fileiras dos principais fabricantes de equipamentos originais (OEMs) na Europa, que removeram suas diretrizes financeiras.
A maior montadora da Europa, no entanto, Ele disse que espera que o retorno operacional das vendas, o fluxo de caixa líquido e a liquidez líquida sejam o limite inferior de suas previsões anuais, citando crescentes restrições comerciais, incerteza política e regulamentos de emissão.
A Volkswagen anunciou na quarta -feira um lucro operacional de 2,9 bilhões de euros nos primeiros três meses do ano, marcando um declínio de 37% no mesmo período do ano passado.
“Dada a atual situação econômica global volátil, é ainda mais importante se concentrar nas alavancas sob nosso controle”, disse Arno Antlitz, diretor e diretor de operações do Grupo Volkswagen, em comunicado.
“Isso significa complementar nossa ampla gama de produtos com uma base de custos competitiva, para que também possamos garantir o sucesso nos mercados globais em rápida mudança”, acrescentou.
Carros Volvo
Carros Volvo, com sede na Suécia, abandonou sua orientação financeira Para 2025 e 2026, citando pressão tarifária no setor automotivo global.
Acredita -se que a montadora, que pertence à geelidade chinesa, é uma das mais expostas às tarifas de Trump, como a maioria de seus modelos europeus e elétricos na Europa.
Além de uma queda substancial no lucro operacional do primeiro trimestre, a Volvo Cars anunciou planos de corte de custos de 18 bilhões de coroas suecas (US $ 1,87 bilhão). A empresa disse que o “Plano de Ação de Canha e Canha” chamado “incluiria reduções e demissões de investimentos em suas operações em todo o mundo.

Em uma entrevista ao programa “Europa Early Edition” da CNBC, antes de Trump decidir aliviar as tarifas automotivas na terça -feira, o CEO da Volvo Cars, Håkan Samuelson, disse que a turbulência tarifária adicional estava tornando “muito difícil” fornecer orientação para investidores.
“Vemos a longo prazo, precisamos, é claro, voltar a algum tipo de acordo comercial com os EUA. Caso contrário, isso certamente será muito difícil para os negócios dos EUA”, disse Samuelson.
Porsche
Porsche da Alemanha, sendo controlada principalmente pelo grupo Volkswagen, reduzido Suas previsões de vendas e margem de lucro, citando parcialmente o impacto das tarifas de Trump.
A empresa Ele disse Na segunda -feira, agora espera receita de vendas entre 37 bilhões e 38 bilhões de euros para o ano fiscal de 2025, abaixo da previsão anterior de 39 bilhões a 40 bilhões de euros.

“A introdução das tarifas de importação dos EUA tem impactos negativos para abril e maio de 2025, incluídos na previsão ajustada. No entanto, a previsão ajustada não considera os efeitos adicionais da introdução das tarifas de importação dos EUA”, afirmou a empresa em comunicado.
“Hoje, ainda não é possível fazer uma avaliação confiável dos efeitos para o ano fiscal”, acrescentou.
– Jenni Reid, da CNBC, contribuiu para este relatório.
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