O ministro das Finanças, Fernando Haddad, disse que esta semana será apresentada às alternativas do Presidente Luiz Inacio Lula da Silva para enfrentar o impacto da tarifa de 50% nos produtos brasileiros anunciados pelo presidente dos EUA, Donald Trump. “Ajuda aos setores prejudicados pode estar dentro dos planos de contingência”, disse ele ao rádio CBN.
Ao admitir que o governo já considera a possibilidade de persistência da tarifa -a nomeação do governo dos EUA é que a medida entrará em vigor em 1º de agosto -o ministro repetiu que o governo está buscando diálogo principalmente. “Temos um plano de contingência para qualquer decisão, mas nunca deixaremos as negociações”.
Ao anunciar taxas adicionais de 50% em qualquer produto brasileiro, Trump usou razões políticas para justificar a imposição, especialmente o processo contra o ex -presidente Jair Bolsonaro no judiciário brasileiro. Lula já defendeu o uso da lei de reciprocidade econômica contra os EUA.
Leia mais:
“O Brasil é o país que tem mais amigos no mundo”, diz Haddad sobre as negociações tarifárias dos EUA
Reclamar de Pix é o mesmo que defender o telefone fixo no lugar do telefone celular, diz Haddad
“O Brasil é o país que tem mais amigos no mundo”, diz Haddad sobre as negociações tarifárias dos EUA
Segundo Haddad, as medidas em estudo para ajudar os setores eventualmente prejudicaram com a taxa de 50% não implica necessariamente gastos primários no governo. “Diferentes instrumentos de políticas econômicas podem ser combinadas.” Questionado sobre a possibilidade de criar uma linha de crédito, por exemplo, o ministro afirmou apenas que o plano de contingência considera instrumentos de “apoio a setores injustamente afetados”, como peixes, repetindo que o Brasil busca diálogo com os EUA.
“As comunicações formais dos EUA estão sendo feitas por canais competentes, não pelo Twitter (X)”, disse Haddad, em referência ao fato de que Trump usou redes sociais (mais especificamente verdade) para divulgar atos ou criticar oponentes políticos. A Associação Brasileira de Indústrias Pescados (Abipesca) solicitou apenas a liberação de R $ 900 milhões em crédito de emergência em um Lula enviado a Lula.
Ainda durante a entrevista, Haddad enfatizou que o governo não adotará nenhuma retaliação contra empresas ou indivíduos dos EUA. “Empresas e cidadãos americanos serão tratados com dignidade, não pagaremos na mesma moeda”.
No final das contas, o secretário executivo do Ministério das Finanças, Dario Durigan, disse que o plano está pronto, mas “ainda precisa ser validado com o presidente (Lula)”. “É um plano geral nas hipóteses de empregos, desde ajuda pontual às empresas”, disse ele. Questionado se, no nível, há uma indicação de setores preferidos, respondeu que as prioridades estão sendo mapeadas pelo comitê montado do governo para discutir os efeitos da tarifa.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube www.youtube.com/@otimesbrasil
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings