Em resposta às sanções impostas pelo governo de Donald Trump a oito ministros federais da Suprema Corte, nove ex -ministros do Tribunal divulgaram manifesto na segunda -feira (21), condenando o que classificam como interferência imprópria dos Estados Unidos no Judiciário Brasileiro.
O texto também expressa solidariedade com os magistrados e o procurador -geral Paulo Gonet, que teve seus vistos americanos cancelados, quando chegaram a suas famílias.
Leia também
A guerra tarifária ganha força com novas ações de Trump; Siga aqui
“O bullying de Trump contra o Brasil está saindo de Culatra”, diz o Washington Post
Bessent: 1 de agosto As taxas aumentarão a pressão sobre os acordos comerciais
O grupo responsável pela demonstração inclui nomes como Eugênio Aragão, José Carlos Dias, José Eduardo Cardozo, Miguel Reale Júnior, Milton Seligmann, Nelson Jobim, Raul Jungmann, Tarso Genro e Torquato Jardim. Eles apontam que a decisão da Casa Branca de revogar os vistos ocorreu depois que o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação em uma tentativa de golpe, determina restrições graves contra Jair Bolsonaro (PL-RJ), incluindo o uso de uma torção eletrônica e limitação de circulação.
Críticas à intervenção e solidariedade americana com a Suprema Corte
No manifesto, os ex -ministros afirmam que “se a intrusão não foi suficiente em julgamento, o que garante a ampla defesa e o contraditório, o governo dos EUA promoveu perseguição a oito ministros do STF, revogando seus vistos, estendendo a cassação a seus parentes”, de acordo com o texto divulgado. Eles reforçam o repúdio da “intervenção abusiva” e apoiam o Supremo, que consideram o alvo da tentativa de coerção destinada a embaraçar a autonomia e retaliar decisões contrárias aos interesses de grandes empresas americanas.
Segundo o grupo, a posição dos Estados Unidos sob a liderança de Trump representa uma afronta à soberania nacional e ameaça princípios como multilateralismo e cooperação internacional. “Esse pretensão de Trump e dos Estados Unidos seria risível para interferir no julgamento, submetido ao devido processo legal, e agentes políticos dos réus e um ex -presidente, que agiu contra a democracia, se não houvesse afronta inadmissível ao nosso soberania, bem como o distúrbio ilusório do governo dos EUA atual”, disse o primeiro ministro.
O documento intitulado “Repúdio da Invasão”, libertado em São Paulo, reforça o compromisso de ex -ministros na defesa da soberania brasileira e conclui: “No nome da defesa da soberania do Brasil, apresentamos nossa profunda solidariedade à Suprema Tribunal e seus membros”, disse a significado da Manifesto, de acordo com o texto.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings