A União Europeia precisa intensificar seu papel nos assuntos globais como tensões com o presidente dos EUA, Donald Trump, Aumentar, de acordo com o ex -primeiro -ministro italiano Matteo Renzi.
Seus comentários para CNBC Eles vieram depois que Trump disse que a UE “seria incapaz de ajudar” a terminar o conflito no Oriente Médio, onde o Irã e Israel estão em guerra.
Um cessar -fogo Entre os dois inimigos regionais estava em vigor, segundo Trump, mas a situação ainda é delicada e incerta.
Independentemente disso, as críticas de Trump à Europa ocorrem após outros eventos em que o continente tem lutado para ocupar um lugar à mesa, incluindo conversas de paz entre a Ucrânia e a Rússia.
“A situação é muito complicada, porque nosso melhor aliado, os Estados Unidos da América, e Potus, presidente dos Estados Unidos da América, nos atacam diariamente todos os meses todos os meses”, disse Renzi, agora líder do Partido Itália Viva.
“E lembre -se agora que não há acordo sobre tarifas, e isso é uma tragédia”, disse Renzi ao programa “Europa Cedo Edição ” CNBC na terça -feira.
Os EUA e a UE estão em desacordo com o comércio, com o Turmp anunciando várias rodadas de tarifas desde que assumiu o cargo.
A Aliança Transatlântica está atualmente tentando chegar a um acordo que impede algumas, se não todas, as obrigações estabelecidas. A idéia é chegar a um acordo antes do prazo de 9 de julho.
No entanto, ambos os lados não concordam quando se trata de questões de defesa e política externa, com as nações européias cada vez mais ansiosas pela idéia de que Trump pode reduzir a presença militar dos EUA no continente europeu.
Renzi disse que a Europa cresceu com a idéia de que sua aliança com os EUA é a melhor, mas, dados os desafios do relacionamento, a região deve “acordar e tentar desempenhar um papel de europeu”.
Esta é uma ideia compartilhada por outras pessoas no continente europeu.
Enrico Letta, outro ex -primeiro -ministro italiano, disse em um artigo de opinião Times financeiros Publicado no domingo, “as ações de Donald Trump em seu segundo mandato deixam claro que estamos lidando com uma visão estratégica de longo prazo, destinada a reformular o papel global dos Estados Unidos, enfraquecendo o multilateralismo e o aumento da pressão sobre os aliados, especialmente a Europa”.
Assim, Letta argumentou que a Europa “deveria reforçar sua autonomia e capacidade de ação”.
Enquanto isso, os líderes alemães e franceses reconheceram na segunda -feira que os EUA têm prioridades diferentes sob a presidência de Trump e que a região deve se comprometer a gastar mais em defesa.
“Vamos viver em um futuro próximo em um ambiente profundamente desestabilizado e em um mundo onde nossos aliados terão outros dilemas e prioridades”, disseram ambos os chefes de estado em um artigo de opinião separadamente em Financial Times, acrescentando: “Teremos que enfrentar esses desafios”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.