O embaixador brasileiro na Índia, Kenneth Nobrega, disse na quinta -feira (7), que as barreiras tarifárias anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, darão um impulso adicional à cooperação entre os dois países, que, segundo o diplomata, já está crescendo em várias áreas.
“O relacionamento é, de uma maneira boa, em expansão, explodindo de uma maneira muito concreta, em várias áreas”, disse Nobrega durante uma conversa com jornalistas durante o fórum de Lide que ele reúne em Mumbai, empresários, autoridades do setor público e diplomatas de ambos os países.
Segundo o embaixador, as tarifas dos EUA levam o Brasil a expandir negócios com novos parceiros como a Índia, com quem o país tem um relacionamento bilateral de quase 80 anos. Energia, agricultura e defesa são setores nos quais o Brasil pode aumentar as vendas para o mercado indiano.
Por sua vez, há interesse da Índia, de acordo com o embaixador, de expandir o comércio de produtos farmacêuticos, tanto medicamentos quanto ingredientes ativos para medicamentos produzidos no Brasil.
Leia também:
Após a tarifa, Lula liga para a estreia da Índia e fala sobre o plano comercial bilateral de US $ 20 bilhões até 2030
Apesar da tarifa, a Embraer projeta uma fábrica na Índia e pretende ter o maior contrato da história
Após a visita oficial, em 8 de julho, do primeiro -ministro indiano, Narendra Modi, Brasília, uma viagem do presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) à Índia está agendada, de acordo com o embaixador, para o início do próximo ano. Na quarta -feira, 6, em uma entrevista com ReutersLula disse que pretende viajar para a Índia, juntamente com uma delegação de empresários para fazer negócios. O embaixador brasileiro disse que não estava ciente de que os preparativos para a visita já estão em andamento.
O diplomata disse que em menos de dois anos, a Índia recebeu 73 missões comerciais do Brasil, especialmente empresas com empresas ou interesses nos setores de energia, agricultura, defesa, farmacêuticos e digitalização, incluindo inteligência artificial.
“Acho que, quando os dois países enfrentam taxas tão altas nos EUA, é normal procurar alternativas em parceiros confiáveis, em parceiros com os quais têm relações muito longas e onde as comunidades empresariais e agências estatais já são conhecidas”, disse Nobrega.
A meta, anunciada por Lula, é triplicar a corrente do comércio bilateral (soma das exportações e importações), que totalizou US $ 12 bilhões no ano passado. Segundo o embaixador brasileiro, o crescimento “substancial” dos investimentos da Índia no Brasil deve apoiar esse objetivo. “Nesse momento, temos que olhar mais para o fluxo de investimentos em ambas as direções, do que para o balanço comercial. O balanço comercial refletirá um pouco mais esse boom do investimento”, disse Nobrega.
*O repórter viajou a convite do lide.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novo streaming