Enquanto as taxas aumentam os preços, o Walmart revelou seus últimos esforços para ganhar consumidores novos e mais jovens, incluindo uma nova campanha publicitária, uma marca de roupas destinada a entregas pré-adolescentes e drones em mais cidades.
As iniciativas, anunciadas pelos líderes gigantes do varejo nesta semana, ilustram como o Walmart vê oportunidades de crescimento, mesmo enquanto os consumidores apertam o cinto e a perspectiva econômica parece incerta.
Leia também
Evento anual e ambiente econômico
O Walmart, o maior varejista privado e privado dos EUA, reuniu milhares de funcionários, gerentes de lojas, investidores e repórteres nesta semana em seu evento, a semana da Associates, em sua cidade natal, Bentonville, Arkansas, e a vizinha Fayetteville.
O evento, que faz parte da reunião motivacional, parte da cerimônia de reconhecimento aos funcionários, coincide com sua reunião anual de acionistas e culmina com surpresas de performances e celebridades musicais. Este ano, o apresentador e comediante Jimmy Fallon foi o anfitrião; e Post Malone, Camila Cabello, Noah Kahan e os assassinos foram as atrações musicais.
Apesar da atmosfera festiva, foi difícil ofuscar os eventos fora do Arkansas. A celebração ocorreu no momento em que as tarifas agitavam o setor de varejo, aumentam os aumentos de preços em várias redes e levantaram dúvidas sobre o crescimento econômico.
Mesmo assim, o Walmart insiste que tem a oportunidade de continuar ganhando um mercado atento a partir de várias faixas de renda, incluindo famílias mais ricas, oferecendo produtos de melhor e mais conveniência – um esforço que espera que seus novos planos ajudem a aumentar.
Impacto tarifário e resposta do Walmart
O diretor financeiro do Walmart, John David Rainey, disse a repórteres na sexta-feira (6) que as tarifas não mudaram os padrões de gastos do consumidor-onde os compradores estão gastando mais comida e economizando em outros itens.
“Tem sido muito consistente, e o que vimos no ano passado, até dois anos, é que os consumidores estão gastando mais com comida, o que deixa menos dinheiro para gastar em mercadorias em geral”, disse Rainey, referindo-se a itens não essenciais, como roupas e brinquedos.
“Você ainda pode perceber que os orçamentos são apertados, que os consumidores ainda enfrentam preços altos, mesmo que os números de inflação não sejam os mesmos de 18 meses atrás”, disse ele.
No mês passado, Rainey alertou que o Walmart teria que aumentar seus preços devido a tarifas, uma declaração que recebeu críticas graves do presidente Donald Trump, que disse à empresa para “absorver taxas” em um cargo nas redes sociais.
O CEO do Walmart, Doug McMillon, defendeu a decisão de anunciar aumentos de preços.
“Estamos apenas tentando ser bons varejistas”, disse ele. “E então, quando publicamos os resultados do primeiro trimestre, queríamos comunicar o que estamos vendo. Acho que temos a responsabilidade de fazê -lo pelos acionistas e acho que fizemos isso corretamente”.
McMillon se recusou a especificar na sexta -feira (6) as categorias ou mercadorias em que o Walmart aumentou os preços, dizendo que a empresa está “fazendo tudo o que pode para compensar” a pressão de custo sobre itens importados. Cerca de dois terços do que o Walmart vende nos EUA é produzido, cultivado ou reunido no país.
Os alimentos representam a maioria das vendas do Walmart nos EUA, e essa categoria tem pequenas margens de lucro. No entanto, a venda de mais categorias com margens mais altas, como roupas e decoração doméstica, pode ajudar o Walmart a compensar pressões de custo ou aumentos de preços devido a tarifas, disse McMillon.
Novas iniciativas
À medida que as tensões comerciais diminuem o sentimento do consumidor, o Walmart acredita que novos investimentos podem ajudá -los a obter novos consumidores que têm uma visão desativada do varejista.
Entre os esforços, o Walmart planeja expandir as entregas de drones para 100 lojas em três estados no próximo ano através do operador de drones da asa. Os clientes já podem receber entregas de drones em partes do noroeste do Arkansas e na área de Dallas-Fort Worth.
Também desde o início de julho, o Walmart lançará uma nova marca de roupas, The Weekend Academy. O varejista projetou a nova marca, que estreará com 65 roupas, sapatos e acessórios para pré-adolescentes, com a maioria dos produtos custando menos de US $ 15 (R $ 83,40).
Gypsy Jo Diessner, vice -presidente de moda infantil do Walmart nos EUA, disse que a marca chegará às prateleiras a tempo da temporada de volta à escola. Ela afirmou que o público-alvo é a geração Alpha, um jovem consumidor de moda que tem menos opções do que crianças, adolescentes e adultos.
O plano do Walmart de se reinventar a um novo tipo de cliente pode ter se tornado mais evidente em uma prévia de uma campanha publicitária mostrada aos funcionários reunidos na celebração dos membros da Bud Walton Arena na Universidade de Arkansas.
Os comerciais de TV, que apresentam os atores Walton Goggins, de “The White Lotus” da HBO, e Stephanie Beatriz, do “Brooklyn Nine-Nine”, destacam os produtos e as opções de entrega do Walmart que podem surpreender alguns consumidores. A campanha leva o slogan “Quem diria?”
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.
Siga os tempos Brasil – Licenciado exclusivo da CNBC no Google News
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.