Presidente dos EUA Donald Trump, demitiu o governador do Federal Reserve (Fed), Lisa Cooknesta segunda -feira (25), de acordo com uma carta publicada em seu Verdade socialUma medida sem precedentes e uma subida significativa de seus ataques ao banco central americano.
“Segundo minha autoridade, de acordo com o Artigo II da Constituição dos Estados Unidos e da Lei do Federal Reserve de 1913, conforme alterado, você é, com isso, privado de sua posição no Conselho de Governadores do Federal Reserve, com efeito imediato”, escreveu Trump.
Em Quarta -feira (20)pela rede Verdade socialTrump exigiu a reunião de Cook. Na publicação, Trump também compartilhou um relatório sobre investigações envolvendo dois financiamento imobiliário ligado a cozinhar.

A CNBC entrou em contato com o Federal Reserve para comentários.
A ação de Trump leva o Federal Reserve a território desconhecido e provavelmente levará a um conflito legal que pode chegar à Suprema Corte.
O governo de Trump afirma que Cook, nomeado pelo ex -presidente Joe Biden em 2022, cometeu fraude hipotecária a nomear duas propriedades diferentes como sua residência principal ao mesmo tempo.
O diretor da Agência Federal de Financiamento da Habitação, Bill Pulte, um crítico firme do presidente do Fed, Jerome Powell, acusou publicamente Cook de fraude hipotecária em 20 de agosto e enviou uma queixa criminal ao Departamento de Justiça.
Trump cita a queixa criminal em sua carta e disse que “há motivos suficientes para acreditar que você fez declarações falsas sobre mais e mais contratos hipotecários”.
“Por exemplo, conforme detalhado na remessa criminal, você assinou um documento atestando que uma propriedade em Michigan seria sua principal residência para o próximo ano”, escreveu Trump.
“Duas semanas depois, você assinou outro documento para uma propriedade na Geórgia, afirmando que seria sua principal residência para o próximo ano”, continuou ele.
Trump afirmou que é “inconcebível” que Cook “não estava ciente de [seu] Primeiro compromisso de assumir o segundo ”.
Depois que as alegações de pulgam começaram a circular na semana passada, Trump rapidamente pediu renúncia a Cook, escrevendo em uma publicação em redes sociais de que “Cook precisa renunciar, agora !!!”
Cook disse em comunicado no mesmo dia que “ele não tem intenção de ser coagido a renunciar à minha posição por causa de algumas perguntas levantadas em um tweet”.
Leia mais
Enquanto o Fed de Jerome Powell construiu o caminho para um futuro corte de interesse
Em um discurso, o presidente do Fed sinaliza juros cortados em setembro, mas alerta de riscos na inflação e desemprego
Futuro do Fed sob controle: Divergência entre nomes nomeados revela Clash sobre a independência da instituição
Dois dias depois, Trump disse que iria demitir Cook se não demitisse. “O que ela fez foi ruim”, disse Trump a repórteres em 22 de agosto.
A renúncia de Trump provavelmente desencadeará um impasse judicial. A Suprema Corte pode estar envolvida se um juiz permitir que Cook continue a manter seu cargo enquanto o processo estiver em andamento, observou o New York Times.
O Congresso restringiu a autoridade do presidente de demitir unilateralmente um governador do Fed na lei do Federal Reserve de 1913, que estabelece que o presidente só pode fazê -lo “por causa”. Embora a lei não especifique o que constitui “justa causa”, historicamente, a expressão significa má conduta ou abandono do dever.
Se Trump finalmente conseguir demitir Cook, ele poderá nomear seu substituto e reformar o Conselho Administrativo do Fed nos próximos anos. Os governadores do Fed geralmente se reúnem em 14 anos. Cook é a primeira mulher negra a ocupar o cargo de governador do Federal Reserve (Fed).
Dois dos sete governadores atuais do Fed, Christopher Waller e Michelle Bowman, foram indicados por Trump. Trump indicou Powell para a presidência do Federal Reserve em 2017.
Outro lugar ocorreu no início deste ano, quando Adriana Kugler renunciou abruptamente, dando a Trump outra cadeira para preencher. Ele nomeou Stephen Miran, presidente do Conselho de Consultores Econômicos, para preencher a vaga.
A medida agrava as preocupações sobre a independência do Federal Reserve sob o governo de Trump.
Trump criticou repetidamente o Banco Central e seu presidente por não cortar as taxas de juros de curto prazo.
Powell resistiu à pressão de Trump até agora, mesmo com o presidente ameaçando demiti -lo antes do final de seu mandato como presidente no próximo ano.
Em um discurso em 22 de agosto no Simpósio Anual do Banco Central em Jackson Hole, Wyoming, Powell sugeriu que as condições “podem justificar” cortes nas taxas de juros à medida que o Fed prossegue “com cautela”.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.