Porto RicoIlha do Caribe com pouco mais de 3 milhões de habitantes e menor que o estado de Sergipe, registrou intenso movimento econômico desde o anúncio da temporada de shows do cantor Bad Bunny. A série de apresentações, chamada “Não, eu vou daqui” (“Não quero sair daqui”, em tradução livre), começou em julho e já transformou o turismo e as empresas locais.
A busca por passagens aéreasAssim, alojamentoAssim, barrasAssim, restaurantes e Serviços turísticos Ele demitiu desde 13 de janeiro, a data em que o artista revelou o projeto. A expectativa inicial foi de forte impacto, uma vez que Benito Antonio Ocasio Martínez (nome do artista batizado), foi o cantor mais ouvido do planeta entre 2020 e 2022, mas o número do programa de 30 shows em Coliseu de Porto Rico, Em San Juan, eles superaram as projeções.
Impacto econômico do “efeito de coelho ruim”
Em apenas quatro horas, 450 mil ingressos foram vendidos. As nove primeiras datas foram restritas aos residentes da ilha; Os outros foram rapidamente esgotados para fãs de vários países. Nenhuma data anunciada fora de Porto Rico até agora, a turnê criou o senso de experiência exclusiva, estimulando Viagens internacionais a San Juan.
Segundo a agência Bloomberg, o Descubra Porto Rico calcula isso sobre Espera -se que 600.000 visitantes passem pela ilha entre julho e setembro – O dobro da média para o período, tradicionalmente marcado por furacões. O impacto econômico direto pode atingir US $ 181 milhões (mais de US $ 1 bilhão).

Umplash.
Somente nas 34 propriedades monitoradas do hotel, mais de 35 mil noites ligadas a shows. O setor de hospitalidade, que geralmente emprega 100 mil pessoasdeve se registrar aumento temporário de 3% em empregosDe acordo com a de Moody. Estima -se que a residência do show adicione 0,15% ao PIB local, ajudando a evitar a estagnação no ano fiscal.
Além hotéisAssim, barrasAssim, restaurantesaté lojas de roupas registraram a quitação nas vendas. Muitos fãs vão a shows com roupas inspiradas na cultura Boricuacomo camisas de linho, chapéus de palha e saias floridas ou com as cores da bandeira do Porto Rica.
Parcerias globais reforçam o alcance
O apelo cultural também atraiu grandes marcas. O Adidas Lançado, em parceria com o cantor, uma linha de tênis exposta no Museu de Arte de Porto Rico, no show “De Porto Rico a El Mundo: La History of Una Collab”.
O Mercedes-AMG Petronas Ele levou um carro da Fórmula 1 pela primeira vez em um evento que apresentava uma corrida de demonstração do piloto mexicano Esteban Gutiérrez.
Já o Amazon Ele anunciou uma parceria com a Bad Bunny para programas de economia local, incluindo projetos de educação e tecnologia, apoio agrícola, entrega de alimentos e a criação da loja digital de “compra local”, com produtos e mercadorias identificadas com o selo “HECHO EN PR”. Neste sábado (20), o rigoroso serviço de vídeo Prime transmitirá o último show de“ No Me Quiero Ir de Aqui ”” ao vivo, a partir das 21:30 (horário de Brasília).
Então os assinantes do Vídeo primário Eles poderão assistir ao show, que termina o período de performances do cantor em Porto Rico. A apresentação final se lembra do oitavo aniversário do furacão Maria.

Política e poder suave
O projeto também carrega simbolismo político. Porto Rico é um território desconectado dos Estados Unidos, uma condição frequentemente comparada à de uma colônia. Embora submetidos ao governo de Washington, os Porto Riquens não votam no presidente.
Para Thiago voaPesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a escolha de San Juan como o estágio de residência – em vez de centros tradicionais como Las Vegas ou Nova York – é um gesto político e uma afirmação cultural. “Ele poderia estar em qualquer outro lugar, mas marca San Juan como uma cidade capaz de receber grandes turnês”, diz ele.

Divulgação.
Soares também se lembra de que a iniciativa faz parte do conceito de Poder moleisto é, a capacidade de um corpo político influenciar a percepção internacional através da cultura. O pesquisador compara o movimento ao impacto global do K-pop na Coréia do Sul; de anime no Japão; e a projeção do cantor Rihanna como um símbolo de Barbados.
PRÓXIMOS PASSOS
Depois de terminar sua residência em Porto Rico, Bad Bunny fará uma turnê pela Ásia, Europa, Oceania e América Latina. Os Estados Unidos estavam fora da agenda, segundo o artista, devido às políticas migratórias do presidente Donald Trump.
No Brasil, ele se apresentará nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2026, no Allianz Parque, em São Paulo.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings