O mercado de ações registrou uma das maiores altas da história depois que o presidente Donald Trump anunciou uma quebra em parte de suas tarifas “recíprocas” sobre países ao redor do mundo, causando uma explosão nos mercados que sofreram intensa pressão na semana passada.
O S&P 500 demitiu 9,52%, encerrando a sessão de negociação em 5.456,90 pontos, seu maior aumento desde 2008 – e o terceiro maior desde a Segunda Guerra Mundial. O Dow Jones Industrial Averaga subiu 2.962,86 pontos, ou 7,87%, para 40.608,45, sua maior porcentagem desde março de 2020. O Nasdaq Composite saltou 12,16%, fechando em 17.124,97, seu aumento mais alto desde janeiro de 2001 e a segunda maior em sua história.
Cerca de 30 bilhões de ações foram negociadas, marcando o dia mais alto de volume da história de Wall Street, de acordo com registros dos últimos 18 anos.
“Autorizei um intervalo de 90 dias e uma tarifa recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%, também com efeito imediato”, publicou Trump em sua rede social. No mesmo post, ele afirmou que a tarifa sobre a China subiria novamente para 125%.
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, esclareceu depois que todos os países – exceto a China – retornariam à tarifa básica de 10%abaixo das taxas mais altas que assustaram o mercado. O intervalo, no entanto, não se aplicaria às tarifas pelo setor.
As ações mais pressionadas da guerra comercial lideraram a recuperação na quarta -feira à tarde. Apple e Nvidia subiram mais de 15% e quase 19%, respectivamente. O Walmart subiu 9,6%. Tesla disparou mais de 22% com o anúncio do intervalo.
“Dado o quão deprimidos os preços e o sentimento do mercado estavam, o intervalo de 90 dias causou uma forte manifestação, e o adiamento da implementação de tarifas remove um enorme peso do mercado”, disse Adam Crisafulli, fundador do conhecimento vital. “Mas as tarifas não desaparecem. A tarifa da China está agora em três dígitos – e ninguém sabe o que acontecerá em 90 dias”.
Antes de ser anunciado o intervalo, os investidores estavam nervosos por escalar tensões entre a China e Trump. A União Europeia também aprovou seu primeiro conjunto de tarifas contra os EUA, programado para começar em 15 de abril.
Ainda assim, as ações já estavam em ascensão no início da tarde. Os investidores ficaram empolgados após Bessent alegações de que ele lideraria pessoalmente as negociações tarifárias. Logo após a abertura do mercado, Trump também incentivou os investidores: “Agora é um ótimo momento para comprar”, ele postou sobre a verdade social.
A declaração oficial do intervalo foi publicada às 13:18 (NY Time), quando Dow já estava em 350 pontos. Segundos depois, o índice disparou mais de 2.000 pontos.
Em uma entrevista coletiva, Trump disse que os investidores exageraram.
“Acho que as pessoas estavam correndo um pouco. Eles estavam ficando ansiosos, você sabe, um pouco nervoso”, disse o presidente.
A ansiedade sobre a implementação de tarifas causou uma queda de quatro dias nas sacolas. Durante esse período, Dow perdeu mais de 4.500 pontos; S&P 500 caiu 12%; e NASDAQ, mais de 13%não vistas desde o início da pandemia covid-19.
“Isso permite pelo menos uma manifestação de curto prazo, mas eu não apostaria que o fundo do poço já está atrasado”, disse Sam Stovall, estrategista-chefe da CFFI Research. “Faça -me uma vez, é sua culpa. Me engane cinco vezes, é minha culpa.”
______
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.