As ações caíram na quinta-feira (10), retornando parte dos ganhos da manifestação histórica vista na sessão anterior, depois que o presidente Donald Trump anunciou uma suspensão de 90 dias em algumas de suas tarifas “recíprocas”. Os investidores estavam preocupados com o fato de que, mesmo com a quebra temporária de algumas das tarifas, a atividade econômica será retardada pela imposição de tarifas muito mais altas na China por Trump.
O S&P 500 despencou 3,46% e fechou em 5.268,05, enquanto o composto da NASDAQ caiu 4,31%, terminando em 16.387,31. A Dow Jones Industrial Averag caiu 1.014,79 pontos, ou 2,5%, terminando em 39.593,66.
Entre os destaques do outono estavam a Apple e Tesla, que recuaram 4,2% e 7,3%, respectivamente. A Nvidia perdeu quase 6%, enquanto as plataformas de gols caíram quase 7%.
As perdas se intensificaram depois que a Casa Branca confirmou à CNBC na quinta -feira que a tarifa acumulada sobre a China totalizaria 145%. Isso consiste na nova taxa de 125% nas mercadorias, além da taxa de 20% aplicada em resposta à crise do fentanil.
Mesmo assim, Trump disse à tarde que não descarta uma extensão da pausa nas tarifas.
“Teremos que ver o que acontece naquele momento”, disse Trump em uma reunião do gabinete.
Aqui estão as taxas atualmente em vigor:
- 145% de tarifa sobre todas as mercadorias da China
- 25% de tarifas direcionadas ao alumínio, carros e mercadorias do Canadá e do México que não estão sob o contrato EUA-Mixico-Canada
- Taxa de 10% em todas as outras importações
Os movimentos do mercado cancelaram na quinta -feira parte dos ganhos do histórico de quarta -feira, no qual o S&P 500 aumentou mais de 9%, registrando seu terceiro maior ganho em um único dia desde a Segunda Guerra Mundial. A Dow também teve seu maior avanço percentual desde março de 2020, enquanto a Nasdaq registrou seu maior ganho diário desde janeiro de 2001 e seu segundo melhor dia da história.
“Os investidores ficaram reais”, disse Melissa Brown, diretora administrativa aplicada de pesquisa da Simcorp. “A incerteza é um grande problema, porque a taxa de 145% pode ser um número diferente amanhã. É muito difícil prever um pano de fundo ou um topo, porque as coisas mudaram demais na narrativa e percepção dos investidores”.
A manifestação começou depois que Trump anunciou uma redução temporária nas tarifas para a maioria dos países para 10% por 90 dias. No entanto, o Canadá e o México não estarão sujeitos a essa taxa adicional de 10%. A União Europeia anunciou na quinta-feira um intervalo semelhante de 90 dias nas tarifas de produtos dos EUA.
Apesar do otimismo inicial em resposta à suspensão de 90 dias, muitos em Wall Street acreditam que o mercado ainda não está livre de riscos. Mesmo com o adiamento de algumas taxas, o aumento das tarifas sobre a China coloca a taxa efetiva em um nível historicamente alto, de acordo com Morgan Stanley.
“Aborda ajuda, mas não reduz a incerteza”, escreveu Michael Gapen, economista -chefe dos EUA em Morgan Stanley, em comunicado divulgado na quinta -feira.
______
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.