A Rússia demonstrou pouco interesse nas negociações de paz com a Ucrânia, apesar das ações que os especialistas militares classificam como “realizando cessar -sefogs” e várias tentativas do presidente dos EUA, Donald Trump, de convencer o líder russo Vladimir Putin, diálogo com Kiev.
Na verdade, Moscou acredita -se que esteja planejando uma nova ofensiva de verão na Ucrânia Consolidar ganhos territoriais nas regiões sul e leste do país, atualmente parcialmente ocupadas por sua força. Se você tiver sucesso, a ofensiva pode dar à Rússia mais poder de barganha em futuras conversas.
Embora a Rússia pareça relutante em buscar a paz neste momento, aumentando as pressões econômicas e militares no território – Desde o fornecimento de equipamentos de guerra e recrutamento de soldados até as sanções sobre as exportações que geram receita, como o petróleo – podem ser os fatores que acabam levando Moscou à mesa de negociações.
“A Rússia procurará intensificar operações ofensivas para aumentar a pressão durante quaisquer negociações, mas essa pressão não pode ser sustentada indefinidamente”, disse Jack Watling, pesquisador terrestre sênior do Royal Institute of United Services (RUSI) em Londres em uma análise publicada na terça -feira.
De acordo com Watling, Estoques de equipamentos militares russos herdado da era soviética, incluindo tanques, artilharia e veículos de infantaria, deve estar exausto entre agora e meados do outonoO que significa que a capacidade da Rússia de substituir as perdas dependerá completamente do que produzir do zero.
“Ao mesmo tempo, embora a Rússia possa manter mais duas temporadas de campanha com o atual modelo de recrutamento, novas operações ofensivas de 2026 provavelmente exigirão uma mobilização mais forçada, representando desafios políticos e econômicos”, disse o especialista.
O CNBC Ele procurou o Kremlin para comentar as declarações e aguardar o retorno.
Leia também:
Após uma conexão entre Trump e Putin, a União Europeia anuncia o 17º pacote de sanções contra a Rússia
“Vou falar com Putin por telefone para acabar com a guerra na Ucrânia”, diz Trump
Zelensky diz que a Rússia “tenta ganhar tempo” para “continuar a guerra”
Economia na desaceleração
Enquanto isso, nuvens escuras se formam no horizonte do Economia de guerra russaque operou sob o peso das sanções internacionais e pressões internas, também o resultado do conflito, como inflação descontrolada e altos custos de alimentos e produção, descritos pelo próprio Putin como “alarmante”.
O Banco Central da Rússia (CBR) mantém altas taxas de juros (21%) na tentativa de reduzir a inflação, que atingiu 10,2% em abril. Em maio, a instituição declarou que havia um processo de desinflação em andamento, mas “um longo período de política monetária rígida” ainda será necessária para que a inflação retorne à meta de 4% até 2026. Enquanto isso, a desaceleração econômica russa surpreendeu alguns economistas.
“A forte desaceleração da Rússia no crescimento do produto interno bruto da Rússia (PIB), de 4,5% no quarto trimestre do ano passado, para 1,4% no primeiro trimestre deste ano, é compatível com uma queda acentuada na produção e sugere que a economia pode estar se movendo para um pouso mais difícil do que o capital do capital do capital do capital do capital do capital do capital do economista do capital do economista.
“Essa queda abrupta no crescimento do PIB nos surpreendeu, embora já tenhamos esperado uma desaceleração para este ano”, observou ele, acrescentando que “uma recessão técnica é possível no primeiro semestre, e o crescimento do PIB em 2025 pode estar significativamente abaixo da nossa atual projeção de 2,5%”.
O crescimento que ainda persiste na economia russa está concentrado na indústria manufatureira, especialmente no setor de defesa e indústrias relacionadas, impulsionadas pelos gastos estaduais, de acordo com Alexander Kolyandr, pesquisador sênior do European Policy Analysis Center (CEPA).
“Após três anos da militarização do país, a economia russa está esfriando”, disse ele em uma análise publicada on -line pela tensão, observando que a desaceleração da inflação, a queda de empresas e empréstimos ao consumidor, a redução nas importações, produção industrial e consumo são todos os sinais de que essa tendência deve continuar.
Isso é reconhecido pelas autoridades russas. O Ministério do Desenvolvimento Econômico prevê que o crescimento do PIB cairá de 4,3% em 2024 para 2,5% este ano.
“A economia não está sendo desmobilizada; está apenas perdendo força. Mas uma desaceleração pode facilmente se transformar em uma queda livre. Decisões ruins de formuladores de políticas, uma nova queda nos preços do petróleo ou descuido com a inflação pode colocar a Rússia em apuros”, alertou Koyandr.
Sanções e cair no preço do petróleo
Fatores fora do controle da Rússia também começam a pesar mais, como sanções rígidas contra a “frota sombra” russa, navios que carregam petróleo -carregando petróleo para contornar as sanções impostas após a invasão da Ucrânia em 2022 e a queda no preço do petróleo, influenciada pela política de tarifas globais do presidente Trump, que afeta a demanda.
Na quinta -feira, os contratos futuros de Brent para julho foram citados em US $ 64,94 por barril, enquanto o WTI dos EUA (Referência dos EUA) era de US $ 61,65. Já o preço à vista dos Urais de petróleo russo, de acordo com dados da LSEG, era de US $ 59,97 por barril.
No início de 2025, Brent foi negociado a US $ 74,64 por barril, enquanto o WTI e os Urais foram citados em US $ 75,13 e US $ 70,04, respectivamente.
O Ministério das Finanças da Rússia disse em abril que espera uma queda de 24% nas receitas de petróleo e gás este ano, em comparação com as estimativas anteriores, e reduziu sua previsão para o preço do barril de petróleo de US $ 69,70 para US $ 56. Também aumentou o déficit orçamentário estimado para 2025 de 0,5% a 1,7% do PIB.
Um preço mais baixo do petróleo “limita severamente a receita russa, enquanto suas reservas estão acabando”, comentou o analista da RUSI Watling.
“Uma inspeção mais agressiva contra a frota sombra da Rússia e a continuidade da campanha de ataque de longa faixa da Ucrânia pode reduzir o capital líquido que até agora permitiu à Rússia aumentar constantemente a produção de defesa e oferecer bônus generosos a voluntários que entram nas forças armadas”.
Se os aliados ocidentais podem manter e reforçar os esforços para enfraquecer a economia russa, e as forças ucranianas “impedem a Rússia de alcançar as fronteiras de Donetsk [no leste da Ucrânia] Entre agora e o Natal ”, então Moscou enfrentará escolhas difíceis sobre os custos que ela está disposta a tomar para continuar a guerra.”
“Sob essas condições, os russos podem anular as negociações de fachada e realmente negociar”, concluiu Watling.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.