Costco entrou com uma ação contra a administração Trump para recuperar integralmente as novas taxas já pagas este ano e para tentar suspender a cobrança dessas taxas enquanto o caso aguarda uma decisão do Supremo Tribunal.
Na ação movida nesta sexta-feira (28), a varejista alega que corre o risco de não recuperar os valores desembolsados, mesmo que o Supremo mantenha decisões de tribunais inferiores segundo as quais o presidente Donald Trump não tinha autoridade legal para impor as tarifas.
A empresa cita o prazo de 15 de dezembro que pode impedir a restituição dos honorários já pagos, mesmo com possível decisão favorável do tribunal superior.
Costco também está pedindo a um juiz que impeça a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) de continuar a cobrar as taxas enquanto o julgamento estiver pendente. De acordo com a ação, a CBP rejeitou o pedido da empresa para prorrogação do período de “liquidação”, etapa em que é calculado o valor final das tarifas aplicadas às importações.
Leia mais:
Venezuela repudia declaração de Trump e acusa EUA de ameaçarem a soberania do seu espaço aéreo
Mapa mostra Venezuela sem voos após discurso de Trump; entender
Trump aperta cerco à Venezuela e ‘fecha’ espaço aéreo em mensagem às companhias aéreas
O caso foi apresentado ao Tribunal de Comércio Internacional dos EUA. Dezenas de outras empresas já moveram ações semelhantes para preservar o direito a possíveis reembolsos caso o Supremo Tribunal considere ilegais as tarifas impostas por Trump.
No início deste ano, o governo aplicou amplas tarifas sobre as importações de vários países ao abrigo da Lei Internacional de Poderes Económicos de Emergência (IEEPA).
O processo da Costco argumenta que tanto o Tribunal de Comércio Internacional como o Tribunal Federal de Apelações alertaram anteriormente que os importadores podem perder o direito legal de recuperar tarifas após a liquidação, mesmo quando a taxa for posteriormente considerada ilegal.
Em resposta, o porta-voz da Casa Branca, Kush Desai, afirmou que “as consequências económicas do incumprimento das tarifas legais por parte do Presidente Trump são enormes, e o processo realça isso”. Ele acrescentou que a Casa Branca espera que a Suprema Corte resolva a questão “de forma rápida e adequada”.
A CNBC solicitou a posição da Costco sobre o caso.
A administração Trump também alertou para o potencial impacto financeiro caso seja forçada a devolver centenas de milhões de dólares em taxas já cobradas se o tribunal concluir que o presidente ultrapassou a sua autoridade ao impor taxas ao abrigo da IEEPA.
–
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.