O conflito entre Israel e o Irã tem muitos impactos na economia global, especialmente para o petróleo Brent que tem aumentado nos preços e fechou na quinta -feira (19), a US $ 72.
Em uma entrevista exclusiva para o Times Brasil – CNBC exclusivo licenciadoO economista Otiano Canuto, vice -presidente e diretor executivo do Banco Mundial, diretor executivo do FMI e vice -presidente do IDB, explica esses impactos na economia global.
De acordo com Canuto, para entender o aumento dos preços do petróleo, você deve levar em consideração a presença do Irã na oferta global e que cerca de 20% da oferta global e grande parte do gás do Oriente Médio passa pela estréia de Ormuz, controlada pelo Irã.
Somente no mês passado, o país exportou 1,8 milhão de barris por dia de petróleo bruto, representando cerca de 2% da demanda global. Além disso, existem muitos lugares para a produção de petróleo no Golfo que estão ao alcance dos mísseis iranianos.
Leia mais
Siga em tempo real a cobertura do conflito entre Israel e Irã
Trump tomará uma decisão sobre a guerra com o Irã nas próximas duas semanas “, diz a Casa Branca
Para os países emergentes, o Brasil em particular, o maior preço do petróleo, dada a condição do país do exportador de petróleo líquido, traz um ganho, mas, por outro lado, se os choques do preço do petróleo forem transmitidos a políticas monetárias mais restritivas em países avançados, esse ganho no preço do petróleo pode ser compensado negativamente.
Por causa desse cenário de Canuto, explica que a perspectiva do impacto da guerra depende principalmente de três perguntas. “Se a energia ou a infraestrutura estratégica e as rotas de petróleo serão ataques e serão interrompidas. Se os bancos centrais interpretarão a volatilidade do petróleo como um tipo de ruído transitório ou risco inflacionário. E terceiro, como os mercados de câmbio de países emergentes e mercados de capitais globais responderão se o conflito durar”.
Otaviano Canuto também explicou que o cenário mundial de conflitos, não apenas entre Israel e Irã, mas de países como Ucrânia e Rússia ou China e Taiwan, representará um agravamento da situação fiscal dos países. “É uma faca de dois gumes”, diz ele. “A rivalidade e a fragmentação da economia global são um fato concreto de hoje”, acrescenta.
Além disso, Canuto comentou a situação atual dos Estados Unidos no conflito atual. O envolvimento de Trump nesse conflito ainda não foi concreto porque, embora o conflito tenha sido iniciado por Israel, apenas a tecnologia e o armamento dos EUA podem atingir objetivos israelenses, mas parece que os EUA não atacarão o Irã, pois isso não traria nenhum retorno político para eles.
O economista conclui afirmando que a possibilidade de a parada total de bombardeio seria a menos desastrosa, mas que ele acredita que o conflito continuará.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings