Um tribunal espanhol condenou, na quarta -feira (9), o treinador do time de futebol brasileiro, Carlo Ancelotti, um ano de prisão por fraude fiscal cometida em 2014.
O treinador de 66 anos, com passagens em gigantes como Milão, Bayern de Munique, Real Madrid e Juventus, parou de pagar mais do que 1 milhão de euros (Cerca de R $ 6,4 milhões, no preço atual) devido à receita não declarada nesses anos.
Os promotores pediram uma sentença de quatro anos e nove meses de prisão, alegando que o italiano criou um sistema de funcionários para ocultar renda adicional durante seu primeiro ingresso como treinador do Real Madrid em 2014 e 2015, especialmente através dos direitos de imagem.
Leia mais:
‘Wimbledon Strawberries’ rendem quase US $ 3 milhões ao prestigiado torneio de tênis
A FIFA abre o cargo na Trump Tower em Nova York com um olho na Copa do Mundo de 2026
Ancelotti negou ter cometido fraude intencionalmente durante seu julgamento, amplamente libertada em abril, afirmando que nunca percebeu que um esquema que lhe permitia receber parte de seu salário nos direitos de imagem resultaria em menor pagamento de impostos.
Decisão judicial e justificativas
Um tribunal de Madri anunciou que condenou Ancelotti por “um crime contra o tesouro, a um ano de prisão” e uma multa de 386,3 mil euros (R $ 2,5 milhões).
O Tribunal declarou que o italiano demonstrou um “desejo consciente de fugir do pagamento de impostos sobre a receita obtida com a exploração de seus direitos de imagem por meio de mecanismos artificiais”.
“As ações são flagrantemente fraudulentas e as estruturas utilizadas não estão em conformidade com uma lógica econômica real. A ocultação deliberada da renda através de estruturas e entidades opacas nos paraísos fiscais demonstra uma intenção fraudulenta”, acrescentou o tribunal.
No entanto, o treinador, que não reside mais na Espanha, não cumprirá mais a prisão porque a sentença é inferior a dois anos e ele não tem antecedentes criminais.
O Tribunal absolveu Ancelotti da acusação de fraude no ano fiscal de 2015, afirmando que não poderia concluir “além de qualquer dúvida” que sua residência fiscal naquele ano estava na Espanha.
Ele se junta a uma lista de grandes nomes de futebol complicados pela Guerra da Espanha contra fraudes e evasões fiscais. O ex -técnico do Real Madrid, José Mourinho, recebeu uma sentença suspensa de um ano depois que declarou um culpado de fraude fiscal em 2019.
Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, que marcaram o futebol espanhol e mundial nos 2010, também foram considerados culpados de abandono fiscal e receberam sentenças de prisão que foram suspensas por serem réus primários.
Carreira de Ancelotti
Ancelotti foi contratado para comandar a seleção brasileira em maio deste ano, após quatro temporadas como treinador do Real Madrid, quando ganhou dois títulos da Liga dos Campeões Europeus e do Campeonato Espanhol.
Como jogador, Ancelotti jogou entre 1976 e 1992, passando por Parma, Roma e Milão, um clube em que se tornou um grande ídolo depois de ganhar títulos como o Campeonato Italiano e a Liga dos Campeões.
Em sua carreira de treinador, o italiano passou por quatro equipes do país, além de Chelsea e PSG, antes de chegar ao Real Madrid em 2013. Depois de ingressos para Bayern de Munique, Napoli e Everton, Ancelotti retornou ao clube espanhol em 2021.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings