O presidente dos EUA, Donald Trump, e a primeira -dama Melania Trump, são recebidos pelo governador da Califórnia, Gavin Newson, na chegada ao Aeroporto Internacional de Los Angeles, em Los Angeles, Califórnia, em 24 de janeiro de 2025, para visitar a região devastada por Palisades e Eaton Fires.
Mandel Ngan | AFP | Getty Images (CNBC Reproduction International)
A Califórnia processou o presidente Donald Trump na quarta -feira por interromper seu abrangente regime tarifário, argumentando que está implementando sua agenda comercial ilegalmente protecionista.
O processo federal faz da Califórnia o primeiro estado a desafiar o governo Trump sobre seus grandes planos de tarifas, o que causou uma volatilidade histórica do mercado e desgastou as relações da América com seus aliados e parceiros de negócios.
“Donald Trump não tem autoridade para impor unilateralmente o maior aumento de impostos em nossa existência com suas tarifas destrutivas”, escreveu o governador da Califórnia Gavin Newsom em X. “Estamos levando -o ao tribunal”.
O processo argumenta que o uso de Trump da lei internacional de poderes de emergência econômica (IEEPA) – que ele recentemente invocou para impor seu plano tarifário recíproco tão chamado – é “ilegal e sem precedentes”, disseram o escritório da NBC News.
A situação cria “danos imediatos e irreparáveis à Califórnia, o maior estado econômico, industrial e agrícola do país”, afirmou o escritório.
O processo movido no Tribunal Distrital dos EUA no norte da Califórnia procura declarar as taxas de Trump como nulos.
O procurador -geral de Newsom e Califórnia, Rob Bonta, realizará uma conferência de imprensa às 13:30 (ET) para anunciar o processo.
“A implementação caótica e aleatória das tarifas pelo presidente não é apenas profundamente preocupante, é ilegal”, disse Bonta em comunicado à NBC.
“Como a quinta maior economia do mundo, a Califórnia entende que a política comercial global não é apenas um jogo”, disse Bonta.
“Os californianos estão se preparando para as consequências do impacto das escolhas do presidente – dos agricultores do Vale Central, das pequenas empresas de Sacramento e das famílias envolvidas na mesa da cozinha”.
A Casa Branca atacou Newsom por causa do processo.
“Em vez de se concentrar no crime desenfreado da Califórnia, nos sem -teto e na inacessibilidade dos preços, Gavin Newsom está passando seu tempo tentando bloquear os esforços históricos do presidente Trump para finalmente abordar a emergência nacional de bens comerciais em nosso país”, o porta -voz da Kush House Kush Heele à CNBC em comunicado.
“Todo o governo Trump ainda está comprometido em lidar com essa emergência nacional que está dizimando as indústrias dos EUA e deixando nossos trabalhadores para trás com todas as ferramentas à nossa disposição, de tarifas a negociações”, disse Desai.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.