As bolsas da Europa terminaram na sessão de negociação de sexta -feira praticamente sem variação, com os investidores, deixando de lado discussões sobre política monetária, que dominaram as notícias ao longo da semana, para acompanhar as negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China.
A conversa telefônica entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping pode abrir caminho para um acordo bilateral mais amplo, com impactos além dos EUA e da China.
Pouco antes do final dos mercados europeus, Trump usou a verdade social para comentar o diálogo com Xi Jinping. Sem dar detalhes, ele disse que houve avanços nas negociações envolvendo comércio, luta com Fentanil, guerra na Ucrânia e a questão de Tiktok.
Trump também disse que deveria visitar a China no início de 2026, enquanto Xi Jinping irá para os EUA “na hora certa”.
Reação dos mercados europeus à conversa entre líderes globais
Essas declarações não mudaram o curso dos negócios nas bolsas européias, que continuaram a se afastar.
Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,12%, fechando em 23.645,25 pontos, acumulando uma queda de 0,25% por semana. Em Paris, o CAC 40 caiu 0,01%, terminando 7.853,59 pontos, mas subiu 0,38% por semana. Em Milão, o FTSE MIB avançou 0,01% em 42.312,28 pontos, mas perdeu 0,28% na semana.
Leia mais:
As sacolas da Ásia se aproximam depois que Boj anuncia o plano de vender ETFs e esperar por Trump e Xi
O IBEX 35, em Madri, subiu 0,68%, com 15.276,74 pontos, mas fechou a semana queda de 0,21%. Em Lisboa, o PSI 20 caiu 0,29%, para 7.704,09 pontos, acumulando queda semanal de 0,66%. Em Londres, o FTSE 100 recuou 0,12%em 9.216,67 pontos, fechando a semana com uma baixa de 0,87%. Os números ainda são preliminares.
Impacto dos dados econômicos e desempenho dos setores
A economia da capital apontou que os números de endividamento público britânico enfatizam o “enfraquecimento das contas públicas, mesmo que a economia não seja tão fraca”. Os empréstimos do setor público do Reino Unido aumentaram muito em agosto, atingindo o nível mais alto em cinco anos.
No cenário macroeconômico, as vendas no varejo do Reino Unido cresceram 0,5% em agosto em comparação com o mês anterior, um resultado melhor do que o esperado.
De acordo com o Banco Berenberg, as montadoras devem enfrentar um período de instabilidade no curto prazo, mas as vendas do terceiro trimestre começaram relativamente bem na Europa e nos EUA. O banco levantou a recomendação para as ações de “manutenção” da Stellantis e “comprar” e também aumentaram o preço -alvo do artigo. Com isso, a Stellantis avançou 0,56% na Bolsa de Milão. A Renault também foi descarregada em Paris, aumentando 0,25%.
No meio da incerteza sobre um possível avanço no acordo comercial dos EUA e da China, com as negociações entre Trump e Xi Jinping, a maersk dinamarquesa, uma gigante da indústria de logística, viu suas ações caírem mais de 5%. Na Suíça, Kuehne + Nagel, que opera no mesmo segmento, registrou uma queda de quase 10%.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings