Desde 17 de março, o calendário de declaração de imposto de renda de 2025 começou a ser válido. No momento da responsabilidade da receita, muitos contribuintes estão em dúvida sobre quais despesas podem ser abatidas ou deduzidas, como fazer imposto de renda, que deve fazer a declaração entre outras perguntas. Mas você sabe o que é imposto de renda? Vamos explicar.
Os valores coletados com o imposto de renda contribuem para o desenvolvimento do Brasil, financiamento de saúde, educação, segurança e numerosos serviços públicos prestados ao cidadão brasileiro.
Leia também:
A maioria dos estudiosos acredita que o moderno Imposto de renda Emergiu em 1799 na Inglaterra. Naquela época, a criação de um imposto com base na renda de cada cidadão era visto como uma solução para aliviar as dificuldades financeiras do país devido à guerra contra a França. Ao longo dos anos, o imposto de renda foi instituído em vários países e se tornou a principal fonte de recursos para muitos deles.
A idéia chegou ao Brasil e o conhecimento sobre a evolução do imposto de renda é fundamental para aqueles que realizam estudos tributários, porque esse imposto possui características especiais.
Desde 1979, o imposto de renda se tornou o número um em receita no Brasil. É o tributo que mais pode ajudar a redistribuir a renda e pode ser cobrado mais do que aqueles que ganham cada vez menos do que quem ganha menos. Assim, o imposto de renda pode contribuir para tornar a sociedade menos desigual.
Por que devemos declarar o imposto de renda anualmente?
Outro objetivo da declaração de imposto de renda é permitir que o IRS siga a evolução do patrimônio do contribuinte.
“Como é obrigatório informar ativos, direitos e dívidas acima de certos valores, as autoridades fiscais podem verificar se a receita declarada é compatível com o crescimento da herança. Essa análise ajuda a combater a evasão de fraudes e impostos, garantindo que todos os impostos sobre o palato de paladares”, apontam o Neimar Da Silva Rossetto, gerente de produtos no grupo Nimbus.
Se a declaração de imposto de renda não for cumprida dentro do prazo, o CPF do contribuinte terá a situação de registro “pendente regularização”. Se a omissão se estender por mais de um ano, o registro poderá ter a situação de registro “suspensa”.
Além disso, no caso de o contribuinte não regularizar sua situação, ele não poderá obter o certificado negativo de dívidas federais, o que pode impedir que várias operações financeiras e comerciais realizem.
“Isso pode afetar a capacidade do contribuinte de obter empréstimos e financiamento, além de comprar ou vender imóveis. Portanto, é essencial que os contribuintes enviem a declaração dentro do prazo para evitar essas penalidades e complicações”, adverte Heitor Cesar Ribeiro, parceiro da área tributária da Gaia Silva Gaede Advogados.
Onde a quantidade coletada com IR?
O imposto de renda coletado pelo IRS é dividido entre o governo federal, o distrito federal, os estados e os municípios.
“Os valores coletados com o imposto de renda podem ser destinados à saúde, educação, segurança e numerosos serviços públicos prestados ao cidadão brasileiro”, diz Luiz Henrique Veronnezzi, parceiro tributário da PLKC Advogados.
Que gastos podem ser abatidos ou deduzidos?
Uma despesa dedutível é aquela que pode ser deduzida da declaração de imposto de renda para reduzir sua base de cálculo, o que pode acabar reduzindo o valor a ser pago como imposto ou aumentar o valor do reembolso.
Heitor Cesar Ribeiro, sócio da área tributária de Gaia Silva Gaede Advogados, explica que anualmente os contribuintes devem enviar a declaração de ajuste anual, onde informará toda a receita recebida e todas as deduções permitidas.
Segundo ele, após o cálculo do imposto anual, o contribuinte deduz o que já foi retido pelas fontes pagantes e pagou antecipadamente através do Leon e investiga se deve pagar ou pagar.
“Quanto maior a quantidade de despesas dedutíveis, maior a redução do ajuste anual a ser pago ou o aumento do reembolso para receber”, explica ele.
Quais são as despesas dedutíveis e não dedutíveis no imposto de renda?
Atualmente, são despesas dedutíveis pela legislação tributária brasileira:
- Gastos com médicos;
- Educação (limitada a R $ 3.561,50);
- Pensão privada;
- Pagamento de pensão alimentícia e dependentes (limitada a R $ 2.275,08).
Por outro lado, as despesas não sudutíveis incluem:
- Pagamento de aluguel;
- Gastar em educação acima de R $ 3.561,50;
- Curso de idioma;
- Curshos;
- Material escolar;
- Curso de Artes.
Outras deduções
Além dos listados anteriormente, outras deduções também podem ser incluídas na declaração de imposto de renda, como:
- Pensões alimentares determinadas pela decisão judicial;
- Dedução fixa de R $ 2.275,08 por dependente;
- Contribuições para a pensão privada na modalidade PGBL (sigla para um plano de geração de benefícios gratuitos), limitado a 12% da receita tributável. O PGBL é um tipo de pensão privada para aqueles que desejam complementar a aposentadoria ou ter renda extra no futuro.
“Para profissionais autônomos e outros contribuintes que recebem renda sem emprego, também é possível deduzir despesas relacionadas à atividade profissional através do livro”, diz Neimar da Silva Rossetto, gerente de produtos do NIMBUS Group, especializado em consultoria tributária e de negócios.
Alterações na declaração de imposto de renda 2025
Comparado ao ano passado, o IRS apresentou algumas mudanças, como a mudança na soma total da receita bruta obtida pelo contribuinte durante o ano.
Em 2025, eles são obrigados a enviar os indivíduos da declaração que receberam receita tributável acima de R $ 33.888,00 durante o ano base de 2024-in 2023, esse valor era de R $ 30.639,90.
Em relação à atividade rural, é necessário declarar imposto de renda até 2025 que obteve receita bruta de mais de R $ 169.440,00 durante o ano base de 2024. No ano anterior, o valor era de R $ 153.199,50.
“Eles também foram automaticamente obrigados a enviar o comunicado que atualizou imóveis pagando o IRPF de 4% sobre o ganho de capital diferenciado em dezembro de 2024 e aqueles que obtiveram renda com investimentos financeiros, lucros e dividendos do exterior”, diz Ribeiro, Gaia Silva Gaede Advogados.
___
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings