A Alphabet anunciou na quinta-feira (24) que a Waymo, sua unidade de veículos autônomos, agora está realizando mais de 250.000 corridas de robotaxi pagas por semana nos Estados Unidos.
O CEO da empresa, Sundar Pichai, disse que a Waymo tem opções em termos de “modelos de negócios em diferentes regiões” e está formando parcerias com o aplicativo de transporte da Uber, fabricantes de automóveis e empresas de operações e manutenção para cuidar de suas frotas de veículos.
“Não podemos fazer tudo sozinho”, disse Pichai durante uma conexão com analistas para discutir os resultados do primeiro trimestre do alfabeto.
Pichai apontou que Waymo ainda não definiu completamente seu modelo de negócios de longo prazo, e há “opções futuras em torno de posse pessoal” de veículos equipados com a tecnologia de direção autônoma de Waymo. A empresa também está explorando maneiras de expandir suas operações, disse ele.
Expansões recentes e planos futuros
As 250.000 corridas pagas por semana representam um aumento em mais de 200.000 em fevereiro, antes da inauguração de Waymo em Austin e a expansão na área de São Francisco em março.
A Waymo, que faz parte do segmento de apostas do Alphabet, já opera seus serviços de transporte sem motorista nas regiões de São Francisco, Los Angeles, Phoenix e Austin.
No início deste mês, a Waymo e o parceiro Uber começaram a permitir que as partes interessadas se registrassem para experimentar o serviço Robotaxi em Atlanta, que será inaugurado neste verão.
Concorrência e desafios na indústria de veículos autônomos
Pioneiro em tecnologia de direção autônoma, Waymo conseguiu superar a Tesla, liderada por Elon Musk e uma variedade de startups de veículos autônomos que já fecharam suas portas no mercado dos EUA.
A Tesla promete poder transformar seus modelos SUV Y em Robotáxis até o final de junho para um serviço de transporte sem motorista que planeja lançar em Austin.
Após cerca de uma década de promessas e prazos não cumpridos, a Tesla ainda não oferece um veículo seguro para uso sem um humano ao volante, pronto para dirigir ou frear a qualquer momento.
Musk criticou a abordagem de Waymo à tecnologia sem motorista durante o primeiro trimestre do primeiro trimestre de sua empresa na última terça -feira (22). Musk disse que os veículos autônomos de Waymo são “muito caros” e produzidos apenas em “baixa escala”. Os sistemas de direção parcialmente automatizados da Tesla dependem principalmente da navegação em câmeras, enquanto os sistemas sem driver Waymo usam a tecnologia para lidar, uma técnica de sensoriamento remoto que usa vigas a laser para medir distâncias, bem como outros sensores e câmeras.
Outros possíveis concorrentes da Waymo são Zoox, de propriedade da Amazon, Mobileye, May Mobility e empresas internacionais de veículos autônomos como Weride e Apollo Go do Baidu.
___
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.