O Tribunal Federal de Auditoria (TCU) ressalta que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) perdeu o prazo estabelecido para a relicitação do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas (SP).
Em uma ordem na segunda -feira (2), o ministro Bruno Dantas determina que o presidente interino da ANAC, Roberto José Honorato, passa uma audiência para explicar as razões do atraso.
Segundo o ministro, o julgamento deste ano ratificou em 2 de junho como um prazo para publicação do aviso. O processo de relação está em andamento desde 2020, depois que os aeroportos Brasil-Viracopos (ABV), a concessionária atual, aceitam uma saída consensual após anos de conflito. Em 2023, o governo federal tentou renovar o contrato para a estadia da empresa, mas não havia acordo.
Leia mais:
As despesas aéreas globais devem atingir US $ 913 bilhões em 2025, diz a Associação
Dada a confirmação de que não havia chance de renegociação, o TCU determinou a continuação do remédio.
O obstáculo foi o atraso na contratação de uma empresa para certificar os cálculos da indenização a serem transmitidos pelo sindicato à concessionária atual. A indenização é paga pelos investimentos com a vida que continuarão sendo usados.
Em comunicado para transmitir (sistema de notícias real do grupo estadual), a ANAC defendeu no domingo, 1, que não houve decisão final do TCU sobre o prazo. O regulador aprovou a conclusão do contrato com a empresa que fará o processo de auditoria na sexta -feira, 30.
Na nota do relatório, ele disse que o processo de relicação poderia seguir o curso antes do processo de auditoria, afirmando que essa etapa precisa ser finalizada antes da troca de gerenciamento, mas não impediria a publicação do aviso.
A ANAC tentou argumentar que a certificação após o anúncio do aviso tem precedentes, como o caso do Aeroporto Internacional de Natal.
Bruno Dantas rejeitou essa interpretação, afirmando que o caso de Viracopos é distinto, principalmente por causa da resistência do concessionário de deixar o contrato e as incertezas que isso gerou para o processo. Portanto, ele convocou Honorato para o público.
Histórico
O aeroporto de Viracopos tem um histórico de conflito entre a Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), o governo e a agência regulatória. Antes de admitir remédios, o atual gerente entrou em recuperação judicial, apontando a frustração da coleta projetada no contrato.
O governo até pediu a retomada do controle do ativo. Até 2020, o conflito perdeu o fôlego depois que a empresa concordou em enviar o pedido de relicitação e resolver a disputa por meio da arbitragem. O prazo inicial para confiar na concessão foi de quatro anos, o que foi superado em julho do ano passado.
O adiamento do prazo foi porque, em 2023, em movimento apoiado pelo governo federal, a ABV e outros revendedores indicaram o interesse em permanecer com os ativos, desde que, em troca, tivessem seus contratos equilibrados. No entanto, em setembro do ano passado, após meses de diálogos, o governo entendeu que não seria possível chegar a um acordo.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings