A gigante do automóvel japonês Honda Ele divulgou os lucros operacionais do primeiro trimestre e não caiu 50% em relação ao ano anterior na quarta -feira (6), abaixo das estimativas devido às tarifas automotivas dos EUA e ao iene mais forte.
Aqui estão os resultados da Honda em comparação com as estimativas médias do LSEG:
- Receita: 5,34 trilhões de ienes (US $ 36 bilhões) vs. 5,25 trilhões de ienes
- Lucro operacional: 244,17 bilhões de ienes vs. 323,48 bilhões de ienes
No primeiro trimestre do ano fiscal, fechado em 31 de março de 2026, a receita da Honda atingiu 5,34 trilhões de ienes, superando as estimativas médias de LSEG.
O lucro operacional caiu cerca de 50%, para 244,17 bilhões de ienes, abaixo da média LSEG estimativas de 323,48 bilhões de ienes.
No entanto, a segunda maior montadora do Japão disse que o impacto das tarifas automotivas seria menor do que o esperado anteriormente.
A Companhia também previu que o iene seria enfraquecido, aumentando sua previsão anual de lucro operacional em 200 bilhões de ienes, ou 40%a 700 bilhões de ienes, em comparação com a previsão anterior de 500 bilhões de ienes.
Um executivo da Honda disse em uma teleconferência dos resultados que o impacto das tarifas seria atenuado pelas fábricas da Honda nos EUA.
“Para iniciantes, nossa taxa de produção local é alta … nossa postura é produzir onde há demanda”, disse ele, acrescentando que a empresa buscaria maneiras de aumentar o volume de produção nos EUA sem gastar muito em investimentos em capital.
A empresa também está considerando aumentar a produção de seus novos veículos de energia nos Estados Unidos para evitar tarifas.
As ações da Honda subiram 1,7% após a divulgação de lucros antes de reduzir os ganhos.
A divisão de motocicletas da Honda viu suas vendas se expandirem em mercados como Brasil e Vietnã, atingindo seu maior lucro operacional trimestral de todos os tempos. Ao mesmo tempo, a empresa observou que suas vendas de veículos elétricos permaneciam fortes na América do Norte.
Os EUA representavam cerca de um quarto de Honda Do Japan Exports Na primeira metade do ano. Suas vendas globais caíram 5% no período, impactadas pelas quedas na China, Ásia e Europa.
As exportações de automóveis para os EUA são um pilar da economia do Japão, representando 28,3% de todas as remessas em 2024, mostrou Dados aduaneiros do Japão.
As montadoras japonesas reduziram os cortes de preços para manter a participação de mercado nos EUA depois as tarifas de 25% do presidente Donald Trump Sobre veículos importados, que entraram em vigor em 3 de abril.
Trunfo anunciado Um novo acordo comercial com o Japão em 22 de julho, que incluiria uma taxa mais baixa de 15% nas importações de veículos fabricados no Japão para os EUA. No entanto, o prazo para a mudança não foi esclarecido.
Em junho, o valor das exportações de carros de Tóquio para os EUA caiu 25,3% em relação ao ano anterior, embora os volumes de exportação de carros para os EUA tenham aumentado 4,6% no mesmo período, de acordo com Dados do Ministério do Comércio do Japão.
Tarifas chegam aos gigantes do carro do Japão
Outras montadoras japonesas também sofrem com os ventos contrários do comércio exterior. Em 30 de julho, a Nissan do Japão registrou uma perda líquida de 115,8 bilhões de ienes no primeiro trimestre, atribuindo isso a variações adversas em moeda e o impacto das tarifas americanas.
A Toyota, a maior montadora do Japão, deve divulgar seus resultados financeiros na quinta -feira, com economistas consultados pela Reuters que prevêem que a empresa registre seu menor lucro operacional em mais de dois anos. Isso apesar da empresa relataram que suas vendas globais Eles alcançaram registros nos primeiros seis meses do ano.
Em fevereiro, Honda e Nissan fechou as negociações Cerca de uma fusão de US $ 60 bilhões, o que criaria a terceira maior montadora do mundo em volume de vendas. Na teleconferência dos resultados, um executivo da Honda disse que as empresas ainda estavam explorando uma colaboração comercial, mas não tinham nada para anunciar.
O primeiro -ministro japonês Shigeru Ishiba disse na segunda -feira que não hesitaria em falar com o presidente Donald Trump para garantir que o corte tarifas O US Automotive é implementado em breve.
O principal negociador comercial do país, Ryosi Akazawa, partiu para Washington na terça -feira, tentando pressionar Trump a assinar uma ordem executiva que confirmaria a data exata para reduzir as tarifas automotivas.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.