O setor de veículos elétricos passa por uma fase de ajustes. A Tesla perde espaço nos Estados Unidos, enquanto novas marcas tentam consolidar a presença. Entre eles, Rivian ganha força.
Fundada em 2009 por RJ Scaringa, um engenheiro se formou no MIT, Rivian anunciou um investimento de US $ 120 milhões (aproximadamente R $ 680 milhões) para a construção de um novo parque de fornecedores no estado dos EUA de Illinois.
O projeto integra a reestruturação da empresa, que se transferiu para o mesmo estado a produção do SUV R2, anteriormente esperado para a Geórgia. A expectativa é começar a fabricar na primeira metade de 2026, usando a antiga planta Mitsubishi.
A prioridade de Rivian é fornecer veículos funcionais acessíveis e focados em tecnologias autônomas que não perceberam no mercado.
Leia também:
Tesla nega notícias de que o fabricante de veículos elétricos está tentando substituir Elon Musk
Perfil do público e estratégia de produto
Rivian atrai os consumidores insatisfeitos com a abordagem de Tesla. Os usuários da marca compartilham informações práticas sobre veículos, longe da controvérsia ligada a Elon Musk.
Um dos proprietários, Chris Hilbert, disse à Bloomberg a troca de seu Modelo X por um Rivian R1s. Hilbert destacou a experiência consistente com o veículo e o perfil colaborativo da comunidade.
A marca também procura corrigir erros estratégicos no passado. Em 2022, Rivian teve dano US $ 6,8 bilhões e fez cortes na equipe. Altos custos veio do esforço para lançar o melhor produto antes de expandir a produção.
A empresa desenvolve seu software automotivo internamente, que chamou a atenção da Volkswagen. A parceria entre as duas empresas pode gerar até US $ 5 bilhões e criar oportunidades de licenciamento.
Incentivos e futuro da marca
A decisão de concentrar a produção de R2 em Illinois garantiu a Rivian um pacote de incentivos para US $ 827 milhões. A mudança adiou os planos de construção de uma fábrica na Geórgia, causando reações no governo local.
A empresa evita a sindicalização, o que pode afetar as negociações para arrecadar fundos federais fornecidos pela Lei de Redução da Inflação.
Rivian mantém uma posição contrária ao modelo de gerenciamento centrado na figura do fundador, adotada pela Tesla. A proposta é construir uma marca confiável e orientada ao consumidor, procurando um SUV elétrico funcional.
História de Rivian
Rivian foi criado sob o nome de motores convencionais e um projeto inicial do SUV esportivo elétrico. O plano não avançou e a empresa redirecionou o foco para SUVs e captadores elétricos destinados a usuários úteis.
Em 2018, ele apresentou os protótipos da picape R1T e do SUV R1s. A iniciativa atraiu investimentos da Amazon, que encomendou 100.000 vans elétricas, e a Ford, que investiu meio bilhão de dólares.
O IPO ocorreu em 2021, com apreciação inicial significativa. Em 2022, as ações caíram e Rivian adotou medidas de redução de custos. Apesar disso, os R1s terminaram em 2023 como o melhor SUV elétrico -vendido em sua categoria nos Estados Unidos, de acordo com o Kelley Blue Book.
RJ Scaringa permanece na liderança da empresa, com a proposta de produzir veículos elétricos sem comprometer o meio ambiente.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings