Outra marca chinesa estreará no Brasil no segundo tempo. Este é o MG Motors. Sim, a tradicional montadora britânica faz parte da bem conhecida Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC), uma das maiores montadoras do país oriental. As informações sobre a operação brasileira ainda são escassas, mas a MG deve emergir aqui, inicialmente, com dois carros elétricos.
As famosas garagens de Morris nasceram em 1924 em Oxford, Inglaterra. Logo depois, se fundiu com outra marca, Austin, para formar a British Motor Company (BMC). Isso, por sua vez, tornou -se Leyland britânico mais tarde. Com várias crises financeiras ao longo do tempo, a MG, que já fazia parte do grupo rover, foi comprada pela BMW em 1994.
O governo alemão não durou muito e, depois de seis anos, o MG Rover foi transmitido novamente devido a grandes danos – desta vez a um grupo de investidores. A especulação ressalta que a marca teve até uma dívida de 1,4 bilhão de libras (quase US $ 8 bilhões no preço atual).
Em 2005, no entanto, as principais voltas começaram. A Nanjing Automobile Corporation (NAC) comprou a MG e a fábrica em Birmingham, Inglaterra, em um negócio de £ 53 milhões, venceu curiosamente uma disputa com a SAIC. Mas então, em dezembro de 2007, o gigante chinês deu a mudança e adquiriu o NAC (e consequentemente MG).
Parceiro da General Motors na China, a SAIC aproveitou essa sinergia para usar as tecnologias e motorizações de combustão da Chevrolet em carros MG. O primeiro modelo totalmente novo da MG sob a supervisão chinesa foi o MG6 em 2011.
Em 2023, por exemplo, a GM vendeu aproximadamente 840.000 veículos em todo o mundo. E o mercado externo representou 88% desse número, deixando a China apenas 12%.
E no Brasil?
A MG teve representação oficial no Brasil entre 2011 e 2013, mas sem nenhum brilho. Gerenciado por uma empresa independente, a marca vendeu apenas dois modelos aqui: a escotilha MG6 e o sedan MG 550;
Apesar do retorno ao país ainda rastrear, a MG já testa carros aqui. Um deles é o MG4, uma escotilha média com design moderno e agressivo e trem de força elétricos para lutar com Byd Dolphin e GWM ORA 03.
Com 4,39 metros de comprimento e 2,70 m de distância entre eixos (o mesmo que uma corola Toyota), o MG4 fornece 163 hp ou até 400 hp de energia e 61,1 mkgf de torque na versão mais poderosa. Com uma bateria de 64 kWh, o modelo tem autonomia de 385 km, de acordo com a marca.
O outro veículo, é claro, é um SUV. O ES5 tem o tamanho da Jeep Compass e lutará com Byd Yuan Plus, neta X e Omoda E5. Possui um motor elétrico capaz de fornecer 170 hp e duas opções de bateria com capacidade de 49,1 kWh ou 62,2 kWh. A autonomia é de 425 km ou 515 km, respectivamente.
Além da MG, a SAIC também é dona de Roewe – ex -Rover. Os chineses tiveram que mudar porque Rover foi comprado pela Ford com a BMW em 2006 e a SAIC não conseguiu o direito de usar o nome, com apenas projetos e veículos. Produz carros de combustão e híbridos que também podem chegar aqui através e com o logotipo MG.
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