A montadora chinesa Byd teve um aumento na receita no ano passado, superando a marca de US $ 100 bilhões e superando o rival TeslaÀ medida que a gigante do veículo elétrico acelera sua expansão no exterior.
A empresa baseada em Shenzhen surgiu nos últimos anos como líder claro no mercado de veículos elétricos altamente competitivos da China, sendo o maior do mundo.
Também está procurando cada vez mais canais de crescimento no exterior, prometendo conquistar o mercado europeu com um novo modelo elétrico compacto e recursos de carregamento super-rápido para rivalizar com as marcas continentais.
O ataque do gigante chinês na Europa ocorre em um momento desafiador para a Tesla, cujas vendas no continente caíram depois que o apoio do CEO Elon Musk a grupos políticos de extrema direita lá.
BYD registrou 777,1 bilhões de yuans (US $ 107,2 bilhões) em receita para 2024, mostrou um comunicado publicado na noite de segunda -feira (24) no mercado de ações Shenzhen.
Esse número foi muito superior a US $ 97,7 bilhões em receita anunciada anteriormente pela Tesla no ano passado.
Também representou um aumento de 29% em relação ao ano anterior e excedeu a previsão da Bloomberg de 766 bilhões de yuans.
Enquanto isso, o lucro líquido da BYD no ano passado foi de 40,3 bilhões de yuans, um aumento de 34% em comparação com 2023 e atingindo um recorde.
A BYD – que adota o slogan inglesa “Construa seus sonhos” – desfrutou de alguns meses estonteantes de divulgações de vendas crescentes e aumento dos preços das ações.
A empresa disse em janeiro que vendeu quase 4,3 milhões de veículos no ano passado, um aumento de mais de 40% em relação ao ano anterior. As vendas mensais também saltaram 161% em fevereiro para 318.000 unidades, superando facilmente um declínio acentuado em Tesla no mesmo período.
Leia também:
Ações BYD disparam após a nova tecnologia que promete cobrar veículos elétricos em cinco minutos
Ações BYD disparam
Este mês, as ações da BYD listadas em Hong Kong subiram para um recorde depois que a empresa revelou uma nova tecnologia de bateria que, segundo ela, pode cobrar um veículo ao mesmo tempo em que leva um carro a gasolina.
A bateria e o sistema de carregamento “super plataforma eletrônica” têm velocidades máximas de 1.000 quilowatts e permitem que os carros viajem até 470 quilômetros após uma taxa de cinco minutos, segundo a empresa.
A Tesla SuperChargers, por outro lado, oferece atualmente 500 quilowatt de velocidade de cobrança.
A vice -presidente da BYD, Stella Li, disse na semana passada que “os números de registro aumentarão” na Europa durante março e abril.
O grupo lançou grandes campanhas de publicidade, incluindo o patrocínio do campeonato europeu de futebol do ano passado e abriu vários novos showrooms em todo o continente.
No entanto, as tensões geopolíticas e comerciais entre Pequim e as capitais ocidentais ameaçam lançar uma sombra nas ambições globais da empresa.
A BYD é um participante importante em uma nova geração de gigantes automotivos chineses que se beneficiaram do apoio generoso de Pequim, que jogou vastos fundos estatais no setor.
A abordagem deu às empresas domésticas uma vantagem crítica na raça para fornecer EVs mais baratos e mais eficientes em comparação com as principais montadoras dos EUA, que nem sempre desfrutaram de essa generosidade do Estado.
As autoridades da UE estão investigando se o governo chinês forneceu subsídios injustos à primeira fábrica européia da Byd na Hungria, onde a produção de carros elétricos está programada para começar este ano.
Li disse à AFP na semana passada que a empresa seria “muito transparente” e estava disposta a cooperar com qualquer investigação.
Enquanto isso, o presidente dos EUA, Donald Trump, impôs recentemente taxas mais altas às importações chinesas, aumentando o movimento existente de seu antecessor Joe Biden, que efetivamente proíbe o uso da tecnologia chinesa em carros inteligentes.
A forte publicação da BYD é publicada depois que a Tesla anunciou lucros mais baixos do que o esperado para o quarto trimestre de 2024 no final de janeiro.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings