Londres-a agência reguladora do Reino Unido disse na quinta-feira (31) que a Microsoft e a Amazon estão prejudicando a concorrência no setor de computação em nuvem e solicitou uma investigação sobre o domínio do mercado de empresas com base nas novas regras tecnológicas estritas do país.
A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) declarou que a concentração de mercado e as barreiras ao setor de serviços em nuvem permitiram que a Microsoft e a Amazon parassem o “poder unilateral significativo do mercado” e obtenha lucros financeiros acima dos custos de investimento por um período prolongado.
Leia também:
As ações da Microsoft aumentam 6% depois que os lucros excedem as expectativas, com a receita anual do Azure superior a US $ 75 bilhões
Microsoft atrai mais talentos do Google DeepMind AI enquanto reforça o copiloto
As violações da Amazon prometem não mover os preços em uma postura divergente da adotada pelo Walmart
Giantes de tecnologia como Amazon, Microsoft e Google construíram grandes empresas, fornecendo acesso a recursos de computador, como armazenamento e processamento de dados pela Internet através do banco de dados, grandes instalações com hardware dedicado.
A CMA expressou preocupação com certas práticas nesse setor, como taxas de saída (taxas de saída) e termos de licenciamento desfavoráveis, que criariam um efeito de “prisão”, onde as empresas são anexadas a contratos difíceis de quebrar.
Microsoft e Amazon não responderam imediatamente aos contatos do CNBC para comentar sobre o assunto.
O regulador também criticou restrições técnicas e comerciais no mercado em nuvem, que dificultam a troca de fornecedores e o acesso a melhores ofertas ou serviços mais inovadores de concorrentes alternativos.
Além disso, o CMA apontou para as práticas de licenciamento da Microsoft que tornam mais barato usar o próprio Windows Server, com base em nuvem da empresa, em comparação com os serviços concorrentes – que, segundo a agência, “restringem ainda mais a variedade e atratividade já limitadas de produtos e fornecedores alternativos”.
De acordo com a CMA, a Microsoft e a Amazon detêm cerca de 30% a 40% do mercado de infraestrutura chamado como Serviço (IAAS), que inclui processamento, armazenamento, rede e outros recursos computacionais brutos. O Google aparece como o terceiro maior fornecedor, mas com uma fatia significativamente menor, entre 5% e 10% do mercado da IAA.
Para lidar com os problemas, a CMA recomendou uma investigação adicional sobre a Microsoft e a Amazon com base em mercados digitais, concorrência e consumidores (DMCC), para determinar se ambos têm “status estratégico de mercado”.
O DMCC é uma lei recém-introduzida no Reino Lei de mercados digitais da União Europeia. As empresas consideradas com o status de mercado estratégico são vistas como um poder substancial e enraizado e podem ser objeto de intervenções específicas para lidar com preocupações com a concorrência.
Isso está desenvolvendo notícias. Volte em breve para mais atualizações.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.