A Huawei multinacional chinesa revelou o preço de seus dois modelos de telefones celulares que serão vendidos no Brasil, nesse movimento que marca o retorno da empresa ao mercado local de smartphones.
Os modelos lançados no país são Mate X6, com uma tela dobrável em duas partes, por US $ 22.999. A grande notícia é o Mate Xt Ultimate Design, o primeiro do mundo com uma tela que se dobra em três partes. Ele sairá por nada menos que US $ 32.999, de longe, o telefone celular mais caro do Brasil.
A título de comparação, o iPhone 16 Pro Max com 1 TB de armazenamento, a versão mais cara do dispositivo, é vendida por US $ 15.499 na Apple Store, no Brasil.
O anúncio dos telefones celulares da Huawei ocorreu em um evento promovido pela empresa na noite de terça -feira (17), em São Paulo. Na época, a gigante chinesa também anunciou que prepara a abertura de sua primeira loja física no país – cuja localidade não foi revelada.
Esses dois dispositivos dobráveis foram lançados até o final de 2024 na China, onde a empresa é líder em vendas. Lá, o X6 está saindo por 13 mil yuans (cerca de US $ 10.000) e o XT, por 20 mil yuans (cerca de US $ 15,5 mil).
A produção de smartphones é feita apenas na China, onde são exportados para outros países. Por enquanto, não há planos de abrir a fabricação, não há parcerias para fabricação aqui, ao contrário dos concorrentes.
Os preços do AVC no mercado brasileiro são o resultado de uma combinação de fatores, envolvendo o estado de materiais e materiais e tecnologia, despesas de pesquisa e desenvolvimento, custos de logística de importação e, é claro, carga tributária.
“Esses são os produtos com os preços mais altos que temos”, disse o diretor de relações institucionais da Huawei na América Latina, Carlos Morales, em entrevista à imprensa. “Eles também são dois produtos que fazem coisas que nenhum outro produto da oferta do mercado brasileiro ou global”, disse ele. (Consulte as configurações abaixo). Morales acrescentou que as primeiras gerações de qualquer produto geralmente têm um preço alto devido a sem precedentes e também à necessidade de cobrir altos gastos em pesquisa e desenvolvimento.
Com os preços altos, a Huawei sabe que não terá grandes vendas, como um iPhone. A estratégia, no entanto, é ocupar uma fatia no mercado de smartphones dobráveis e divulgar a marca e seus atributos, abrindo caminho para outros modelos mais acessíveis que devem atingir os próximos meses.
“O que estamos procurando é uma maior consciência da marca. Nem todo público deseja, ela pode ou está disposta a investir em um dispositivo dobrável a esse preço. Mas mais produtos virão no futuro, e aqueles que desejam um dispositivo dobrável agora podem ter. Então, essa é uma opção para eles no mercado”, explicou o executivo.
Com isso, a Huawei procura marcar o território em um setor cuja concorrência foi feroz nos últimos anos. Além dos líderes da Samsung, Apple e Motorola, outras marcas de smartphones desembarcaram aqui, como Oppo, Realme, Jovi e Xiaomi, com dispositivos de entrada para modelos premium.
Apesar do anúncio oficial da Huawei, o MATE X6 e o Mate XT as vendas ainda não têm data exata para começar. Os dispositivos estão na fase final de aprovação com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo a Huawei, as vendas começarão “em breve”. Os produtos podem ser encontrados nos sites da Amazon, Shopee, Livre Market e Tiktok Shop, além de lojas físicas da FastShop e Casas Bahia.
Leia também:
Taiwan Boicota Huawei e Smic da China e se alinha mais com a política comercial dos EUA
A Huawei pode dominar o mercado chinês de IA com restrições americanas, CEO da NVIDIA
Voltar depois do embargo dos EUA
A Huawei parou de vender smartphones no Brasil em 2019, depois de ser alvo de sanção pelos Estados Unidos. Durante esse período, ela continuou vendendo outros produtos eletrônicos, como relógios inteligentes, fones de ouvido, tablets e cadernos.
Ainda no primeiro governo de Donald Trump, as empresas americanas estavam proibidas de fazer negócios com a Huawei. Na prática, os chineses não conseguiram adotar os sistemas operacionais Android e iOS em seus telefones celulares, sendo forçados a desenvolver seu próprio sistema.
Os gadgets da empresa chinesa no Brasil concorrerão ao sistema operacional EMUI, que é uma interface personalizada baseada no Android. Possui uma adaptação que permite a instalação de aplicativos favoritos do público ocidental, como YouTube, Gmail, WhatsApp, Instagram ou Netflix, por exemplo.
Na China, a empresa possui outro sistema, Harmony OS. Segundo Morales, a EMUI também está preparada para executar as atualizações desses aplicativos, sem o risco de parar de funcionar. Além disso, a empresa criou sua própria loja, o aplicativo da galeria, oferecendo milhares de outros aplicativos.
Corte -up
O Mate Xt Ultimate Design possui uma tela de 6,4 polegadas quando fechado e pode atingir uma tela de 7,9 polegadas em duas e 10,2 polegadas em três telas – tamanho semelhante ao de um tablet. É também o mais fino da categoria dobrável, com uma espessura de 3,6 mm.
Para chegar a essa configuração, a Huawei desenvolveu sua própria tecnologia flexível, mas resistente, sem perder a sensibilidade ao toque. As telas têm resolução de 3k, OLED LTPO e brilho de até 1.800 nits, com suporte para mais de 1 bilhão de cores.
A câmera principal é de 50 megapixels (MP) e também há um teleobjetivo de 12 MP, uma lente ultra-angular de 12 MP e uma câmera frontal de 8 MP. O dispositivo possui uma bateria de ânodo de 5.600 mAh e um sistema de resfriamento da câmara de vapor em gráfico, cobre e aço.
Por sua vez, o Mate X6 possui tela OLED externa de 6,45 polegadas e tela interna de 7,93 polegadas, até 2500 nits. O dispositivo aberto tem 4,6 mm de espessura (1 mm a mais que a versão XT). A câmera principal tem uma capacidade de 48 MP e a bateria, 5110 mAh.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings