As ações de Pfizer e de Moderno caiu na sexta -feira (12) após o lançamento de um relatório indicando que as autoridades de saúde do governo de Donald TrumpPresidente dos Estados Unidos, planeje conectar vacinas contra o Covid-19 à morte de 25 crianças.
O Washington Post relataram que essas autoridades pretendem incluir a reivindicação em uma apresentação na próxima semana a um importante Painel de vacina quem aconselha o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Esse comitê desempenha um papel fundamental na definição de acesso a vacinas, pois analisa os dados de imunização e faz recomendações sobre quem as receberá se o seguro deve cobri -las, entre outras responsabilidades.
No entanto, de acordo com o jornal, a apresentação Ainda não é definitivo.
““Os funcionários da FDA e do CDC analisam rotineiramente os dados de Vaers (sistema de notificação de eventos de vacinas adversas) e outros sistemas de monitoramento de segurança, e essas análises estão sendo compartilhadas publicamente através do processo estabelecido pelo ACIP”Disse um porta -voz para Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA Em um comunicado, referindo -se ao Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização.
““Até que isso seja compartilhado publicamente, qualquer coisa nesse sentido deve ser considerada pura especulaçãoO porta -voz acrescentou.
As ações de Pfizer caiu mais do que 3% Nesta sexta -feira, enquanto os papéis de Moderno retirou mais do que 7%. Já o Novavaxque produz vacinas de covid baseadas em proteínas, 4%.
O relatório ocorre na época o Secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert F. Kennedy Jr.tenta mudar a política de vacinação dos EUA. Ele retirou a recomendação da vacina covid para crianças saudáveis e mulheres grávidasAlém de impor novos limites à aprovação de vacinas contra o vírus.
Em um comunicado, o Moderno afirmou que a segurança de sua vacina é “monitorado rigorosamente”Pela empresa, o FDA e os reguladores em mais de 90 países. Sistemas de monitoramento dos EUA, Austrália, Canadá e Europa não identificaram “Nenhuma preocupação nova ou nãottada de segurança em crianças ou mulheres grávidasA empresa acrescentou.
O Pfizer não respondeu imediatamente a uma solicitação de comentário.
Vários estudos mostraram que as vacinas baseadas na tecnologia mRNAcomo os de Pfizer e moderno contra Covid, são Seguro e eficaze que efeitos colaterais graves ocorreram em casos extremamente raros.
Leia mais:
Vice Vice -Presidente de RH da Vale Demite após controvérsia sobre a diversidade
A Embraer planeja atingir 100 entregas de jato comercial por ano a partir de 2028
Os pesquisadores identificaram a alto risco, mas raro, de miocardite (inflamação do músculo cardíaco), especialmente em rapazes. No entanto, não há evidências de que as vacinas atualmente em uso causam outros riscos significativos à segurança, como mortes pediátricas. Os dados de vigilância global continuam a mostrar que Benefícios da vacinação contra a Covid Eles superam os riscos nas populações pediátricas.
De acordo com Washington PostA alegação parece ser baseada em informações enviadas para o Vaerssistema federal que monitora a segurança de vacinas aprovadas ou autorizadas por FDA. O sistema contém Relatórios não qualificados de efeitos colaterais, que podem ser enviados por pacientes, médicos e farmacêuticos.
Apenas cientistas e autoridades de saúde pública Eles podem determinar, após uma investigação detalhada, se uma vacina causada ou contribuiu para um efeito colateral relatado ao sistema, de acordo com o site do CDC.
Na semana passada, o comissário de FDAAssim, Marty Makarydisse para CNN que a agência está conduzindo um “Investigação intensa”Para determinar se as vacinas contra a Covid causaram mortes em crianças. dados específicos vincular mortes pediátricas à vacina, mas mencionado Incidentes autônomos no banco de dados do sistema de segurança.
Makary também afirmou que a FDA pretende divulgar um Relatório nas próximas semanas.
““Sabemos no FDA, porque estamos investigando o banco de dados [de segurança da vacina] Com relatos auto-informados, que havia crianças que morreram por causa da vacina covidMakary disse à CNN.
Durante um Audiência do Senadosemana passada, Robert F. Kennedy Jr. declarado apoiar a declaração feita por um novo membro de um importante painel de vacinas do governo, segundo o qual As vacinas de mRNA representam um risco perigoso Para pessoas.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.