A Gap realizou um forte desempenho de lucro novamente, mas a guerra comercial do presidente Donald Trump está pesando sua recuperação. A empresa espera que as taxas custem US $ 250 milhões a US $ 300 milhões (Cerca de R $ 1,25 bilhão a R $ 1,5 bilhão), sem esforços de mitigação.
O CEO Richard Dickson disse à CNBC que planeja diversificar sua cadeia de suprimentos e reduzir sua exposição à China para trazer de US $ 150 milhões a US $ 100 milhões a US $ 100 milhões (cerca de US $ 750 milhões a US $ 500 milhões).
A Gap prevê que novas tarifas afetarão seus negócios em centenas de milhões de dólares se permanecerem em vigor, disse a empresa na quinta -feira (29) anunciando os resultados do primeiro trimestre fiscal. As ações caíram mais de 15% nas negociações após o horário de trabalho.
Leia também:
Rhode, marca de cosméticos de Hailey Bieber, é vendida e os negócios podem atingir US $ 1 bilhão
O KFC inicia a expansão de US $ 2 bilhões no Reino Unido e na Irlanda
Impacto das tarifas e estratégias de mitigação
Em um comunicado à imprensa, a lacuna afirmou que novas tarifas de 30% sobre as importações da China e uma taxa de 10% nas importações da maioria dos outros países custarão entre US $ 250 milhões e US $ 300 milhões, mas por enquanto está deixando esse impacto fora de sua orientação.
A empresa disse que planeja mitigar esses custos, diversificando sua cadeia de suprimentos e reduzindo sua exposição à China, para que o impacto se aproxime de US $ 100 milhões a US $ 150 milhões, o que provavelmente aparecerá na segunda metade do ano.
“Com base no que sabemos hoje, não esperamos preços significativos ou aumentos de impacto para nossos consumidores”, disse o CEO Richard Dickson à CNBC em entrevista. “Eu falo sobre isso com frequência: realmente acreditamos que marcas fortes podem vencer em qualquer mercado. É uma grande indústria. É um grande mercado. Obviamente, somos um grande participante da participação de mercado, mas, à medida que olhamos para o futuro, vemos o potencial de promover ainda mais nossas marcas e obter participação”.
Resultados do primeiro trimestre fiscal
Além das taxas, a lacuna divulgou resultados desde o primeiro trimestre fiscal que excedeu as expectativas em termos de receita e lucro. Aqui está como surgiu a empresa de roupas em comparação com o que Wall Street estava antecipando, com base em uma pesquisa de analistas da LSEG:
- Lucro por ação: 51 centavos vs. 45 centavos esperados;
- Receita: US $ 3,46 bilhões vs. US $ 3,42 bilhões esperados
A empresa registrou um lucro líquido de US $ 193 milhões (cerca de US $ 965 milhões) pelo período de três meses que terminou em 3 de maio, ou 51 centavos por ação em comparação com US $ 158 milhões, ou 41 centavos por ação, um ano antes. As vendas subiram para US $ 3,46 bilhões, um aumento de cerca de 2% em relação a US $ 3,39 bilhões no ano anterior.
A orientação da Gap estava em grande parte alinhada com consenso, mas em alguns casos estava abaixo das expectativas. As vendas anuais devem crescer entre 1%e 2%em comparação com as expectativas de crescimento de 1,3%, de acordo com a LSEG.
Para o trimestre atual, espera -se que as vendas sejam estáveis em comparação com as expectativas de crescimento de 0,2%, de acordo com a LSEG. Espera -se que sua margem bruta seja de 41,8%, mais fraca que os 42,5% que o StreetAccount esperava.
Expectativas e estratégias futuras
Em março, antes do presidente Donald Trump emitir novas taxas para a maior parte do mundo, a empresa esperava um impacto mínimo das taxas. Mas três meses depois, a situação é diferente.
Em março, a GAP disse que fabrica menos de 10% de seus produtos na China, que enfrenta uma nova taxa de 30% desde que Trump assumiu, mas agora espera que o país represente menos de 3% de suas fontes até o final do ano. Seus dois maiores parceiros de negócios são o Vietnã e a Indonésia, onde a GAP fabricou 27% e 19% de seus produtos no ano fiscal de 2024, respectivamente, de acordo com seu último registro anual.
O Vietnã está enfrentando uma potencial tarifa recíproca de 46% e, se essa taxa permanecer em vigor, poderá ter um impacto significativo na receita de lacunas. A guerra comercial de Trump está complicando os planos de Dickson de reverter a situação do varejista tradicional – esforços bem referidos e continuando a dar frutos.
Durante o trimestre, as vendas comparáveis cresceram 2%, essencialmente alinhadas com 1,8%de expectativas, de acordo com a StreetAccount. A margem bruta e a margem operacional também estavam acima do esperado.
Desempenho de marcas
A maior e mais importante marca de lacunas registrou vendas de US $ 2 bilhões, um aumento de 3%em comparação com o ano passado, com as vendas comparáveis subindo 3%, excedendo 2,1%de expectativas, de acordo com a StreetAccount.
A marca homônima da empresa viu suas vendas atingindo US $ 724 milhões, um aumento de 5%em relação ao ano passado, com vendas comparáveis subindo 5%, excedendo 3,4%de expectativas. Dickson concentrou grande parte de seus esforços de recuperação da marca Gap, e ela se destacou nos últimos trimestres.
A marca de estilo Safari Chic ainda enfrenta problemas, com as vendas caindo 3%, para US $ 428 milhões e vendas comparáveis estáveis em comparação com as expectativas de crescimento de 1,5%. A empresa disse que ainda está focada em melhorar a marca.
A marca Sportswear também tem sido um obstáculo ao desempenho geral do espaço, com as vendas caindo 6%, para US $ 308 milhões, e as vendas comparáveis caindo 8%. Os números não eram comparáveis às estimativas de consenso. A empresa alertou que as melhorias no atleta “levarão tempo”.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.