O Quaest de pesquisa genial divulgado na quinta -feira (21) mostra Luiz Inácio Lula da Silva à frente em todos os cenários para 2026. O presidente expandiu a distância sobre potenciais adversários no primeiro e na segunda rodada.
Na pesquisa, Lula venceria Jair Bolsonaro, revertiu à inelegibilidade, por 12 pontos percentuais de vantagem. Contra Michelle Bolsonaro, ele teria mais 13 pontos; antes de Eduardo Bolsonaro, 15 pontos; e sobre Flávio Bolsonaro, Eduardo Leite e Ronaldo Caiado, 16 pontos percentuais.
Entre os governadores que se apresentam como possíveis pré-candidatos, Lula venceria Tarcísio de Freitas em 43% a 35% no cenário nacional. Em disputa com Ratinho Júnior, a diferença seria de 10 pontos. Romeu Zema aparece 14 pontos para trás.
Pesquisa estimulada para a primeira rodada
Segunda rodada

Desempenho nos estados
Nos recortes estaduais, Lula mantém vantagem significativa no nordeste. Em Pernambuco, venceria Tarcisio em 61% a 27% e na Bahia, em 63% a 21%. Já em São Paulo, perderia para o governador por 52% a 35%. Em Goiás e Paraná, também ficaria para trás.
Contra Michelle Bolsonaro, haveria empates técnicos em São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Ela venceria Lula em Paraná e Goiás, mas perderia com uma grande diferença na Bahia e Pernambuco.
Ratinho aparece com 73% das intenções de votação em seu estado, Paraná, e venceria Lula em Goiás. Eduardo Leite teria uma vantagem no Rio Grande do Sul e em outros estados do sul. Zema venceria em Minas Gerais por 47% a 34%, e Caiado parece forte em Goiás, com 72% das intenções.
O medo do retorno de Bolsonaro supera o medo da reeleição de Lula
A pesquisa revela que 47% dos eleitores têm mais medo do retorno de Jair Bolsonaro do que a reeleição de Lula. Entre os que não têm posição política, essa taxa passou de 36% para 46% em relação à pesquisa anterior, enquanto a preocupação com a continuidade de Lula caiu de 31% para 25%.
Apesar da liderança, 58% dos entrevistados acham que Lula não deve competir na reeleição em 2026. Essa opinião é a maioria em todos os estados pesquisados, exceto Bahia e Pernambuco. Já sobre Bolsonaro, 65% acreditam que ele deve desistir e apoiar outro candidato.
Quem deve ser o candidato certo?
Entre os eleitores, a preferência da maioria é que Jair Bolsonaro apoia Michele Bolsonaro se ele não for candidato em 2026. A ex -primeira -dama é citada por 16%dos entrevistados, seguida por Tarcísio de Freitas, com 14%e o governador de Paraná, Ratinho Júnior, com 10%. Outros nomes da direita, como Pablo Marçal, Eduardo Leite, Ronaldo Caiado, Romeu Zema e os filhos do ex -presidente Flávio e Eduardo, aparecem com porcentagens menores.

Espontâneo e estimulado
Na pesquisa espontânea, Lula aparece com 16% das intenções, seguidas de Bolsonaro com 9%. Ciro Gomes, Michelle Bolsonaro, Ratinho e Tarcisio aparecem com 1% cada. Brancos, nulos ou abstenções somam 4%, e os indecisos, 66%.
Na primeira rodada estimulada, Lula varia de 34% a 35% em todos os cenários, mantendo a frente. O melhor desempenho da oposição é Bolsonaro, com 28%, enquanto o pior é do senador Flávio Bolsonaro.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre 13 e 17 de agosto, com 12.150 entrevistas em todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para o total nacional e 3 pontos para os recortes estaduais. O nível de confiança é de 95%.
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings