A nova pesquisa genial/quaest, divulgada na quinta-feira (5), indica um empate técnico entre o presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) e seus principais oponentes em simulações da segunda rodada para 2026 eleições.
De acordo com a pesquisa, Lula teria 41% das intenções de voto, contra 40% do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (republicanos), 39% da ex -primeira -dama Michelle Bolsonaro e 38% do governador de Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
Leia mais:
A pesquisa do IPEC ressalta que 62% acham que Lula não deve se candidatar à reeleição
Em março, o presidente apareceu à frente de todos os oponentes testados. Para o cientista político Felipe Nunes, CEO da Quaest, os dados mostram uma mudança de percepção: “Pela primeira vez, a rejeição do governo está se transformando em rejeição eleitoral a Lula, alavancando as candidaturas dos potenciais herdeiros de Bolsonaro”.
A pesquisa testou oito cenários da segunda rodada. Lula teria vantagem de 2 pontos contra Ratinho (40% a 38%), 4 pontos contra Michelle (43% a 39%) e Eduardo Leite (40% a 36%), 9 contra Romeu Zema e 10 contra Eduardo Bolsonaro e Ronaldo Ciiado. A porcentagem de eleitores que votariam em Blank, NULL ou NULL ou que não votariam varia de 13% a 19%, dependendo do cenário.
A avaliação de possíveis aplicações mostra que 66% dos entrevistados se opõem à reeleição de Lula. Essa porcentagem foi de 62% em março e 52% em janeiro. Entre os eleitores que se identificam como esquerda, mas não lulistas, 61% defendem sua candidatura. Entre os que não se posicionam politicamente, 73% se opõem à reeleição do presidente.
Em relação a Jair Bolsonaro, atualmente inelegível, 65% dos entrevistados dizem que ele deve desistir de sua candidatura e apoiar outro nome. Para 26%, ele deve insistir em ser candidato. Se ele pudesse competir, Bolsonaro e Lula parecem atrair 41% das intenções de votação em uma segunda rodada.
Quando perguntado sobre o maior medo entre os dois nomes, 45% disseram que estavam com mais medo do retorno de Bolsonaro, enquanto 40% apontaram para a reeleição de Lula. Outros 7% disseram que tinham medo de ambos.
No caso de Bolsonaro permanecer inelegível, o nome favorito da direita é Tarcisio, com 17% das intenções. Michelle Bolsonaro aparece com 16% e Ratinho Júnior com 11%. Por 16%, nenhum dos nomes apresentados deve ser o candidato e 15% não sabia ou não opinaram.
Na pesquisa espontânea, Lula é citado por 11% dos entrevistados, com oscilação positiva de dois pontos percentuais em comparação com março. O número de indecisos segue alto: 75%, em comparação com 80% da pesquisa anterior.
A pesquisa foi realizada entre 29 de maio e 1º de junho, com 2.004 entrevistas em todo o país, com eleitores de 16 anos.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings