O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticado, nisso Sexta -feira (15)o aumento de tarifas anunciado por Estados Unidos sobre produtos brasileiros, durante um discurso na inauguração da fábrica de montadora chinesa GWM (Great Wall Motor) em Iracemápolisinterior de São Paulo. Lula defendeu as negociações contra tarifa e afirmou que é necessário garantir estabilidade econômica para manter relações comerciais equilibradas e proteger o interesses nacionais.
Leia mais:
Trump e Putin estão reunidos no Alasca para discutir o fim da guerra na Ucrânia e conflitos comerciais que podem afetar o Brasil
‘Putin Mind Profissionalmente’, diz o ex -presidente francês sobre como ele negocia o líder russo
A fábrica chinesa de GWM em São Paulo inicia a produção com um plano de nacionalização de 60%
Juntamente com o vice -presidente e ministro de desenvolvimento, indústria, comércio e serviços, Geraldo AlckminAssim, Lula classificou a decisão como injustificadoafirmando que os dados comerciais bilaterais mostram Excedente histórico para o EUA.
“Em 15 anos, o excedente americano do Brasil é de US $ 410 bilhões. No ano passado, exportamos US $ 40 bilhões e importamos US $ 47 bilhões, com um déficit de US $ 7 bilhões. Incluindo bens e serviços, o déficit atinge US $ 42 bilhões”, disse ele.
Defesa da imagem do país
Lula Ele também reagiu a declarações atribuídas ao presidente dos EUA que, segundo ele, distorcem a realidade brasileira.
“Não posso admitir que um presidente de um país do tamanho dos Estados Unidos pode dar a quantidade de mentiras que ele contou sobre o Brasil. Temos democracia, temos direitos humanos e um povo que merece respeito”, disse ele.
O presidente também enfatizou que o Brasil “não é um país rico” como o EUA ou ChinaMas isso mantém a postura de negociação e diálogosem internacional relevante controverso.
“O último litígio do Brasil foi a Guerra do Paraguai. Queremos conversar sobre todos, incluindo os Estados Unidos”, disse ele.
Críticas aos oponentes e mensagem sobre legislação
Durante o discurso, Lula fez referência indireta ao ex -presidente JAIR BOLSONAROmencionando procedimentos legais relacionados aos eventos de 8 de janeiro de 2023.
“Ele está sendo julgado pelo arquivo do caso, por tentar impedir o presidente eleito e pagar contra instituições. A legislação é válida para todos, ricos e pobres, e todas as empresas do Brasil devem respeitá-la”, afirmou.
Lula também disse que disse Donald Trumpem uma entrevista, que se o ex -presidente de EUA tinha feito no Brasil o que você fez no Capitóliotambém seria julgado.
Concentre -se na indústria e qualificação
O presidente aproveitou a inauguração da unidade de Gwm – Isso deve gerar Mil empregos no país até o final de 2025 – para reforçar a importância de educação e de Qualificação profissional Diante das transformações tecnológicas.
“Quem não estudar será deixado para trás. Parte da humanidade pode ser tratada como inútil se não souber fazer o que o mundo exige”, alertou.
A fábrica de montadora chinesa simboliza, de acordo com Lulao tipo de investimento que o Brasil procurar atrair: gerador de trabalhoAssim, transferência de tecnologia e Integração em cadeias produtivas globaisem meio ao cenário de tensões comerciais com o Estados Unidos.
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings