Em abril, o sindicato pagou R $ 820,8 milhões em dívidas atrasadas de estados e municípios, de acordo com o relatório de garantias do sindicato em operações de crédito e traseiro de contra-ataques, divulgados na quinta-feira (15) pelo Tesouro Nacional. No acumulado do ano, eles já estão R $ 3,32 bilhões de dívidas honrosas de entidades federadas. Em 2024, o valor atingiu R $ 11,45 bilhões em dívidas garantidas pelo sindicato.
Do total pago no mês passado, R $ 345,3 milhões são dívidas não pagas pelo Estado do Rio de Janeiro; R $ 317,2 milhões de Minas Gerais; R $ 82,1 milhões do Rio Grande do Sul; R $ 73,3 milhões de goiás; R $ 2,7 milhões da Rio Grande do Norte; R $ 73,1 mil do município de Santanópolis (BA).
Leia mais:
Ibovespa B3 anuncia futuros contratos de Ethereum e Solana a partir de 16 de junho
Dos R $ 3,32 bilhões de entidades federadas honradas pelo sindicato em 2025, R $ 1,52 bilhão são de Minas Gerais; R $ 884,6 milhões do Rio de Janeiro; R $ 503,49 do Rio Grande do Sul; R $ 296,18 milhões de goiás; R $ 116,93 milhões da Rio Grande do Norte; R $ 2,47 milhões do município de Iguatu (CE); e R $ 280 mil de Santanópolis (BA).
Desde 2016, o sindicato pagou R $ 78,76 bilhões em dívidas garantidas. Além do relatório mensal, o Tesouro Nacional disponibiliza os dados no painel de garantia honrosa.
As garantias representam os ativos oferecidos pelo sindicato – representados pelo Tesouro Nacional – para cobrir qualquer inadimplência de empréstimos e financiamento de estados, municípios e outras entidades com bancos nacionais ou instituições estrangeiras, como o Banco Mundial e o Banco Inter -Americano de Desenvolvimento (IDB). Como garantia de operações, o sindicato é comunicado pelos credores de que não houve quitação de uma certa parte do contrato.
Garantir recuperação
Se a entidade não cumprir suas obrigações dentro do período estipulado, o Tesouro compensa os inadimplentes, mas desconta a quantidade coberta de transferências federais comuns – como receitas de participação fiscal e compartilhamento de fundos, além de impedir novos financiamentos. Em relação às obrigações de atraso, também há juros, inadimplência e outras cobranças previstas nos contratos de empréstimo, também pagos pelo sindicato.
No entanto, existem casos para bloquear a execução das nebrotias para a adoção de regimes de recuperação tributária, por meio de decisões judiciais que suspenderam a execução ou por legislação de remuneração da dívida. Dos R $ 78,76 bilhões homenageados pelo sindicato, cerca de R $ 72 bilhões se enquadram nessas situações.
Desde 2016, o sindicato recuperou R $ 5,78 bilhões em Countergarters. Os valores mais altos se referem às dívidas pagas pelos estados do Rio de Janeiro (R $ 2,77 bilhões) e Minas Gerais (R $ 1,45 bilhão), bem como outros estados e municípios. Até 2025, o sindicato já recuperou R $ 126,11 milhões em contrastes.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings