A Polícia Civil de Tocantins disse que uma rede de “laranjas” e empresas de fachadas foi usada para distribuir o dinheiro desviado de contratos públicos na administração do ex-governador Mauro Carless (2018-2022).
O suposto esquema é investigado na operação via Avarítia, em andamento desde 2019. A Polícia Civil atribuiu ao ex -governador a liderança dos desvios. Carless negou e disse que o inquérito tem motivação política.
Os contratos sob suspeita foram assinados com as construções principais, que receberam mais de R $ 15 milhões do governo na administração da Carless, e a empresa teve sigilo bancário quebrado na investigação. A polícia civil identificou transferências para vários indivíduos e entidades legais sem justificação aparente. “Indicando que as contas estavam sendo usadas, possivelmente, para mover recursos de terceiros”, diz a operação da operação via Avaritia.
Uma das “laranjas” seria Sandra Maria da Silva; No período investigado, ela recebeu R $ 1.771.662,54 Construções Prime em “Single Mosts”. Segundo a Polícia Civil, Sandra recebeu 16 parcelas de ajuda de emergência na pandemia Covid-19, “aparentemente não apresentando capacidade econômica compatível com os valores movidos em sua conta”.
Os investigadores concluíram que as transferências foram feitas “para esconder e ocultar a localização, disposição, movimento e propriedade dos valores dos crimes cometidos pelo suposto grupo criminal”. A Prime ConstruÇas também transferiu grandes recursos (R $ 3.681.336,90) para a empresa Dualmec, registrada em um endereço fictício em Junville (SC), onde uma pizzaria realmente funciona.
O CNPJ é registrado em nome de Edida Gorski. Segundo a polícia civil, o parceiro “reside em uma casa humilde”, tem apenas um Ford Fiesta, ano de 1998, registrado em seu nome e também foi um beneficiário de ajuda de emergência na pandemia. Pesquisadores disseram que o Dualmec foi criado em papel para que as construções principais “poderiam operacionalizar contratos”. Em troca, EDI e seu marido, Júlio César, receberiam uma comissão sobre a “receita” da Facade Company.
“De acordo com Júlio César, Francisco Morilhha (gerente de obras de construção Prime) teria impôs -lhe a condição de desistir do token da conta bancária dualmec para que ele pudesse operacionalizar contratos primos, sendo ajustado que ele receberia 3% do renomado e o Dualmec de que o Romeu Frondes de Martho -Filho -Filho -FilHo teria um dos depositores de Romeu, de MARTHOHO FIRHOHO, e o DualMec de que o Romeu Frothoher de MethoHo filho. Corrupção.
Leia mais:
No STF, o Dino marca a audiência pública nas emendas de pix e bancada
“Crédito extraordinário pelo INSS não está em discussão”, diz Haddad
Além do ex -governador, quatro ex -secretários de Estado, sete funcionários e empreendedores públicos estavam envolvidos na investigação. A polícia civil diz que reuniu “evidências veementes” do envolvimento de Carlete. Dadas as suspeitas, o caso deve subir ao Tribunal Superior de Justiça (STJ), que tem a atribuição de processar autoridades com fórum privilegiado, mesmo após o final do período.
O empresário Marcus Emmanoel Chaves Vieira, proprietário da Prime Construção Ltda, disse que não havia irregularidade sob o contrato com o governo de Tocantins. “Fornecemos os serviços contratados. Nosso contrato foi auditado pelo Tribunal de Auditores do Estado, que apontou para os danos à bolsa no valor de R $ 1,37 milhão. Assinamos um TAC (termo de ajuste de conduta) com o Tribunal e o Secretariado de Infraestrutura do Estado ”.
Segundo ele, a auditoria do TCE abordou relatórios de medição e inspeções em que os serviços foram executados. As falhas indicadas pelos auditores resultaram na multa de R $ 1.372.707,29. “O TAC incluiu a obrigação de realizar trabalhos na Sunflower Square e outros serviços do governo estadual, cobrindo o valor.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings