O Comitê de Política Monetária (Copom) mantinha ontem (17), 15% selo ao ano, de acordo com as expectativas do mercado. A declaração mantida tom Hawkishenfatizando a necessidade de alto interesse por um período prolongado e o fornecimento de retomar o ciclo alto Se necessário, para garantir a convergência da inflação na meta.
As próximas reuniões do copom deste ano estão agendadas para os dias 4 e 5 de novembro e 9 e 10 de dezembro.
Leia também:
Otimismo com o Brasil aumenta após a Superquarta e o dinheiro deve entrar por meio de bolsas e juros
A indústria critica o Selic em 15% e vê asfixias econômicas; O mercado fala de cupom cautela
Cenário visto por bancos
Para Iana StingEconomista Pactual BTG, a decisão reflete um ajuste natural da linguagem, mas sem caracteres Dovish. Segundo ela, a mensagem do comitê é compatível com selo estável até o final de 2025, com o início da flexibilidade em janeiro de 2026 – mesmo que uma antecipação para dezembro de 2025 não seja totalmente descartada.
Na avaliação de Flávio SerranoEconomista -chefe do BMG Bank, o comunicado não trouxe surpresas. O BC ainda está preocupado em desencorajar as expectativas e a resiliência do mercado de trabalho. “Pequenas chances de cortes de curto prazo. Nossa avaliação é que os cortes devem começar apenas no primeiro trimestre de 2026”, disse ele.
Já para Cristiano OliveiraDiretor de Pesquisa Econômica do Banco Pine, a principal mudança foi a remoção do trecho que falou da “interrupção” do ciclo alto. Para ele, isso sugere que o Copom considera o nível atual de 15% de consideração suficiente para garantir a convergência da inflação na meta. Ainda assim, o pinheiro mantém como cenário base a possibilidade de o BC iniciar os cortes já Dezembro de 2025Apoiado pela mais forte desaceleração da atividade em setores sensíveis a altas taxas de juros e pelo consequente efeito incorreto.
Visão de gerentes e analistas
De acordo com Marcos FreitasAnalista macroeconômico da FA Invest, a decisão reforça a perspectiva da estabilidade. A remoção do alongamento em “interrupção do ciclo alto” mostra um ajuste na comunicação, mas o discurso de manter o interesse por um período muito prolongado permanece. Para ele, não há expectativa de cortes este ano, e o início de 2026 ainda está aberto.
Já Thomás GibertoniParceiro e gerente do Escritório de Multi Família Portofino, ressalta que, embora o BC reconheça os impactos da alta seleção na atividade, ele prefere esperar sinais mais claros de convergência da inflação. Ele lembra que a declaração removeu os sinais explícitos de manutenção para a próxima reunião, o que pode indicar proximidade à exaustão no nível atual de juros.
Fatores de cautela
Para os economistas, três pontos mantêm a decisão do copom: Inflação ainda resiliente, mercado de trabalho aquecido e riscos externos – especialmente vinculados à política monetária dos EUA e volatilidade das commodities.
A avaliação predominante é que a autoridade monetária busca preservar a credibilidade e manter o foco no controle de preços, mesmo diante da pressão dos estímulos à economia.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings