O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na segunda -feira (28) o projeto de lei complementar que cria o programa de exportação da CREDA. A medida foi assinada em um evento público no Planalto Palace, com a participação de ministros, parlamentares e autoridades.
Na prática, a lei, aprovada por unanimidade pelo Congresso Nacional no início de julho, antecipa os efeitos da reforma tributária, que só entra em vigor em 2027, para reduzir os custos de micro e pequenas empresas que exportam produtos e serviços para outros países.
Leia mais:
“Não queremos lutar, queremos negociar, queremos negociar”, diz Lula em um discurso
Os EUA estão em boa posição e não são pressionados a fazer mais acordos, diz Jamieson Greer
Essa redução será através do retorno de 3% das receitas de vendas estrangeiras feitas por esse segmento de negócios, um valor correspondente à parte dos impostos pagos ao longo da cadeia de produção.
O retorno pode ocorrer através da compensação para pagar outros impostos devidos e mediante reembolso dos valores ao beneficiário.
Em 2024, o universo de pequenas e pequenas empresas de exportação, incluindo microentreepresores individuais (MEI), micro e pequenas empresas (ME), representou 40% do total de exportadores, ou 11.500 empresas de 28.800 que fizeram vendas estrangeiras no período. Os dados são do Secretariado do Comércio Exterior (SECEX), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).
As exportações dessas empresas alcançaram, no mesmo ano, US $ 2,6 bilhões, compostos principalmente de indústria de transformação, como móveis, sapatos e roupas, totalizando 72,3% do total de exportações realizadas por micro e pequenas empresas.
“No ano passado, quebramos o registro de exportação. Foram US $ 337 bilhões que o Brasil exportou, [sendo] 28.847 empresas exportadoras. Micro e pequeno são quase 40% desse total. Dá quase 12 mil empresas. Mas eles representam 0,8% do valor [exportado]. É pequeno. Portanto, este projeto dará um impulso para que pequenas e micro empresas exportem mais, ganhem mercado, tenham mais competitividade e possam vender mais fora ”, disse o vice -presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, durante a cerimônia no Planalto Palace.
O Nova lei é válida de 1º de agosto e dura até dezembro de 2026. Um decreto regulatório do padrão também foi editado pelo governo federal para operacionalizar o benefício fiscal.
A partir de 2027, a reforma tributária entrará em vigor, que termina os impostos cumulativos através da unificação de cobranças em um único imposto de valor agregado](IVA) duplo.
“Com a reforma tributária, o crédito cumulativo do crédito termina, o investimento e a exportação completamente desonestos. Há um estudo da IPEA [Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada] que mostra que, em 15 anos, a reforma tributária por si só pode fazer o PIB [Produto Interno Bruto] Crescendo 12%, os investimentos crescem 14%e as exportações crescem 17%. Só começa a estar em vigor em 2027, que é o CBS [Contribuição sobre Bens e Serviços]que substituirá IPI, PIs e cofins. Por isso, estamos fazendo em vigor este ano até dezembro do próximo ano, porque de 2027 para a frente, a CBS entra na CBS ”, explicou Alckmin.
Atualmente, existem 17 milhões de Meis no país. De janeiro a maio, 2 milhões de microentreepredores individuais entraram no mercado e outros 7,5 milhões simples.
“Além disso, fornece 99% dos CNPJs no Brasil. Mas esses 99% exportam 1%. E os outros 1% das grandes empresas exportam 99%. Se estivesse por toda parte, mas em outros lugares não é assim. Na China, por exemplo, 65% do valor exportado é vendido pelos pequenos”, disse o ministro da empreendedorismo, mico -avô.
“A antecipação deste retorno é um sinal de que o Senhor [presidente Lula] E estamos fazendo um esforço para fazer essas pequenas chances. O governo está fazendo escolhas. Você precisa escolher em algum lugar e está escolhendo os menores, porque os menores precisam de mais ajuda ”, acrescentou a França.
Segundo o governo federal, historicamente, as empresas que optam por Simples Nacional não puderam recuperar impostos pagos em estágios anteriores da cadeia de produção. Com a nova lei, cerca de 50% das micro e pequenas empresas de exportação têm acesso a esse direito.
Para solicitar o benefício, essas empresas exportadoras devem Acesse o sistema IRS e observar as regras previstas nos artigos 57 e 58 da instrução normativa nº 2.055 de 6 de dezembro de 2021.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings