Gerdau registrou o lucro líquido ajustado de R $ 863 milhões no segundo trimestre de 2025, uma queda de 9,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o lucro foi de R $ 949 milhões.
Apesar do outono ano a ano, o número representa um aumento de 14,1% em comparação com o primeiro trimestre de 2025, sinalizando a recuperação. A informação vem do saldo financeiro divulgado pela empresa nesta quinta -feira (31)
Leia também
A previsão de lucro da Amazon ofusca melhores resultados do que o esperado
As ações do Reddit desencadeiam mais de 10% após os resultados do segundo trimestre, excedem as expectativas
Xerox conclui a Lexmark Aquisition e registra uma ligeira queda na receita no 2º trimestre
A receita líquida totalizou R $ 17,5 bilhões no trimestre encerrado em junho, avançando 5,5% na base anual. O EBITDA ajustado totalizou R $ 2,56 bilhões, diminuindo 2,4% no mesmo período do ano passado. Ajustado, a margem EBITDA foi de 14,6%, em comparação com 15,8% do ano antes.
O volume de vendas de aço atingiu 2,823 milhões de toneladas, com crescimento de 4,1% no mesmo período do ano passado. A produção de aço bruto já totalizou 3,052 milhões de toneladas, com uma taxa de uso de 78% – um aumento de 4 pontos percentuais na comparação anual.
O fluxo de caixa livre foi negativo em R $ 774 milhões, embora represente uma melhoria em relação ao resultado negativo de R $ 1,25 bilhão observado em 1T25. No período, a empresa investiu R $ 1,6 bilhão, 80% para operações no Brasil. Destes, 54% foram direcionados a projetos competitivos e 46% para a manutenção.
A dívida líquida ajustada/EBITDA subiu para 0,85 tempo, em comparação com 0,50 tempo no segundo trimestre de 2024. Entre os movimentos financeiros, a emissão de títulos no valor de US $ 650 milhões e debêntures no valor de R $ 1,4 bilhão.
O conselho da empresa aprovou a distribuição de R $ 79,5 milhões em dividendos, equivalente a R $ 0,08 por ação. O pagamento será feito em 19 de agosto de 2025.
Impacto das tarifas
Em outra parte do documento, Gerdau também continua a monitorar possíveis mudanças nas regras da Seção 232, legislação dos EUA que permite a imposição de tarifas sobre produtos siderúrgicos com base nos critérios de segurança nacional, que foi aplicado em 2018 pelo governo dos Estados Unidos. ”
No caso da empresa, o interesse é em aço, um componente essencial para a indústria siderúrgica e o objeto de várias discussões levantadas por Trump e outros chefes de estado.
Segundo a empresa, qualquer mudança nesse cenário pode afetar diretamente a dinâmica do setor, e é por isso que está agindo com associações setoriais dos EUA para defender a manutenção de tarifas. “Continuaremos a defender […] A importância de manter a tarifa de 25% sobre aço importado para os Estados Unidos ”, afirma o documento.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings