A redução de 4,17% no mês, o IBovespa B3 teve sua maior perda desde dezembro de 2024, quando registrou uma queda de -4,28%. O resultado interrompe a sequência positiva entre março e junho, quando o impulso garantido pelo fluxo estrangeiro para B3 levou o índice a renovar o máximo histórico, com 141.000 pontos em 4 de julho.
Desde então, o fluxo externo tem sido predominantemente da bolsa de estudos, uma tendência mais clara após 9 de julho, sob a ameaça do governo de Trump de impor tarifa de 50% às importações desde o Brasil.
Na quarta -feira (30), veio o alívio relativo do prazo estendido até 6 de agosto para a realização da tarifa, também parcialmente mitigada pela ampla lista de exceções que isentavam aviões, minério, comida e petróleo, mas não favoreceram, por exemplo, café e carne.
Assim, após a percepção inicial de que o pior cenário foi evitado, o ajuste do final do mês ainda era negativo, com o índice na quinta-feira (31) queda de 0,69%, em 133.071,05 pontos-apenas acima de 132 mil, dois dos últimos quatro fechamentos e isso não foi visto até então, desde 23 de abril.
Nesta sessão de quinta -feira, oscilou de 132.096,29 a 133.987,26 pontos, no máximo correspondente ao nível de abertura. Após a recuperação vista na quarta -feira, o Giro seguiu na quinta -feira a R $ 21,3 bilhões. Na semana, o IBovespa B3 acumula a perda de 0,34% – no ano, aumenta 10,63%.
Os investidores estrangeiros moveram R $ 1,4 trilhão em ações do mercado de visão B3 no primeiro tempo, de acordo com uma plataforma DataWise+, desenvolvida pela B3 em parceria com a Neoway. O volume representou 62% do total negociado no período, relata o jornalista Isabela Mendes, da transmissão, sistema de notícias real do grupo estatal.
Para Felipe Tavares, economista -chefe da BGC Liquidity, um conjunto de fatores pesam na bolsa de valores no momento, justificando o ajuste negativo este mês após o primeiro tempo que foi o melhor para Ibovespa B3 desde 2016.
Segundo Tavares, na sessão, o mercado também digeriu a aplicação da lei de Magnitsky para ministrar Alexandre de Moraes da Suprema Corte federal e o efeito da desidratação das tarifas dos EUA no Brasil.
Leia mais:
NY Bags fecham, com grandes balanços de técnicos e pressionados por perspectiva para o Fed
A tarifa pode afetar 36% das exportações brasileiras, diz Alckmin
Além disso, foram lançados dados sobre a economia brasileira, como o resultado primário do setor público, com pior déficit do que o esperado pelo mercado, acrescenta ele. “O país tem sido um quadro tributário difícil há muitos anos. Esperamos que o inspetor seja resolvido, e o inspetor é um dos principais, se não o principal fator de pressão nas expectativas da inflação”.
Outro ponto mencionado por Tavares é a taxa de desemprego -5,8% no trimestre terminada em junho, no chão das projeções -que reforça a percepção de aquecer o mercado de trabalho. A leitura sobre emprego mostrou pouca sensibilidade ao cenário ainda restritivo da política monetária.
“Este foi um dos pontos da declaração de copom de ontem, na qual há preocupação com o mercado de trabalho, que tem sido um dos principais fatores de inflação da perspectiva da demanda”, explica o economista.
Em B3, no entanto, não apenas vale (-0,71%) e Petrobras (em -0,56%, PN -0,40%) terminaram o dia no campo negativo, assim como a maioria dos bancos (Bradesco Pn -0.83%, exceto ITA -1.
Alguns nomes no setor metálico, como CSN (em +1,01%) e USiminas (PNA +5,80%), conseguiram decolar do sinal negativo para o fechamento. Na ponta vencedora de Ibovespa B3, mais USIMINAS, também destacam a Embraer (+5,78%) e Tim (+3,50%). No lado oposto, Marfrig (-10,20%), BRF (-5,65%), Ambev (-5,25%) e Minerva (-4,45%).
“Even with the exemption of more than 700 products, the fare begins to take place on 6 for other non -exempt products. These taxes and the tension between US and Brazil, especially after the application of the magnitsky law against Moraes, bring a scenario of legal uncertainty to Brazil, making a price in the index today. And we also had a survey that shows recovery of the popularity of President Lula in Atlas research, which does not please the market,” says Josias Bento, parceiro da GT Capital.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings