Com o anúncio de 50% de tarifas nas exportações brasileiras de Trump, o café pode ser um dos produtos mais afetados por essa medida. O Brasil é o principal fornecedor de café para os Estados Unidos, com cerca de 1/3 do mercado dos EUA, o que pode fazer com que o preço do café para os americanos aumente se a taxa entrar em vigor.
Em uma entrevista exclusiva para o Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado Vinícius Estrela, diretor executivo da Associação Brasileira de Café Especial, explica que o impacto dessas tarifas no setor e na economia americana é “brutal”.
De acordo com Estrela, dos mais de 25 milhões de sacolas que o americano consome de café, cerca de 8 milhões deles vêm do Brasil, o que torna os americanos incapazes de substituir as importações brasileiras. “Não há café disponível para fornecer este volume no mercado americano em tão pouco tempo”, explica ele.
Estrela também explica que, embora outros mercados de café estejam crescendo, como o Oriente Médio e o Sudeste Asiático, o americano ainda é o principal mercado de café do consumidor. Por esse motivo, o impacto na próprio economia dos EUA será alto, pois “todo dólar de café exportado para os Estados Unidos é gerado na economia cerca de US $ 40”.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
Trump tarifas sobre o Brasil podem fazer café brasileiro nos EUA ainda mais caro
Cenário de tarifas para o Brasil
Estrela afirma que “o cenário não é positivo” para o Brasil, devido às colheitas que já estão sendo colhidas e preparadas e os futuros contratos já realizados pelos exportadores. Além disso, ele ressalta que os importadores americanos tendem a comprar o grão muito próximo ao seu consumo, gerando estoques muito pequenos nos Estados Unidos, o que torna um momento de incerteza prejudicial aos produtores no Brasil.
O diretor também aponta para um novo fenômeno nos EUA, onde os americanos consomem cada vez mais o café brasileiro e entendem a qualidade das exportações do Brasil. Por esse motivo, ele acredita que uma diminuição nas tarifas é necessária através do diálogo, para que os preços do consumidor não sejam alterados.
“Não vejo isso como um cenário muito viável, a redução drástica no preço do café brasileiro, porque já é um café que é vendido a um preço um pouco mais baixo do que, por exemplo, cafés colombianos ou outras origens”.
No entanto, diante das mudanças no mercado, o Brasil pode ter oportunidades para novas relações comerciais com países da Europa e outros mercados emergentes, o que, além de importar do Brasil, pode exportar café brasileiro.
Especialidade
O diretor executivo explica que, para o setor de café especializado, as tarifas também terão um enorme impacto. A American Coffee Association conduziu uma pesquisa em que, pela primeira vez, mais da metade dos americanos disse que consome pelo menos uma xícara de café especial no ano.
Além disso, dos 8 milhões de sacolas exportadas para os EUA no Brasil, cerca de 2 milhões de sacolas são cafés especiais. Ou seja, a tarifa também deve “afetar severamente os cafés de alta qualidade”, o que diminui a qualidade dos cafés oferecidos no mercado dos EUA e prejudicando o consumo desse tipo de bebida dos Estados Unidos.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings