Os projetos do governo marcaram o crescimento no benefício contínuo (BPC), um tipo de aposentadoria paga a idosos e pessoas com deficiência muito pobres, que mais que dobrarão a quantidade de beneficiários em 34 anos.
As estimativas feitas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), anexadas ao projeto de lei de diretrizes orçamentárias de 2026 (PLDO), mostram que o número de pessoas que recebem o BPC saltará de 6,7 milhões em 2026 para 14,1 milhões em 2060 – um aumento de 111%.
Com mais beneficiários, e considerando que o valor do BPC é um salário mínimo, a projeção do custo do programa entre 2026 e 2060 é um aumento de 11 vezes, de R $ 133,4 bilhões para R $ 1,5 trilhão no período.
Leia também:
Estudos do governo ajustes no BPC para facilitar a votação no pacote fiscal
A Auditoria do TCU revela pagamentos inadequados do BPC com um impacto de US $ 5 bilhões por ano
Lula decide vetar aperto no BPC; A medida foi confirmada pelos líderes do governo no Congresso
As projeções de MD indicam que, até 2026, espera -se que haja 2,7 milhões de idosos recebendo o benefício, enquanto o número de pessoas com deficiência totaliza 3,9 milhões. Um dos fatores que preocupam o governo é o aumento da concessão de benefícios a este público, especialmente pelo tribunal.
Na quarta -feira (18), o secretário executivo do Ministério das Finanças, Dario Durigan, disse que vê preocupação em derrubar o veto presidencial no BPC, precisamente devido ao crescimento das despesas e de como ele pressiona outras despesas e explicou que o governo busca uma solução para padronizar as concessões legais.
A tendência, Mostrar dados do MDS, é que o número de pessoas com deficiência que recebem o BPC é maior que os idosos até 2045. Essa imagem se torna a partir de 2026, quando cada público deve ter cerca de 5,5 milhões de beneficiários. Com o envelhecimento da população, o número de pessoas com mais de 65 anos que recebem o BPC atingirá 7,9 milhões em 2060. As pessoas com deficiência no programa adicionarão 6,2 milhões.
Essas projeções de longo prazo consideram o cenário de concessão e cessação de benefícios, entre 2026 e 2060, considerando o perfil demográfico e os critérios que já são considerados pela Previdência Social, para os valores dos benefícios. Em relação às concessões, há uma ressalva de que a incidência de vulnerabilidade social da população possa mudar a dinâmica para novos beneficiários.
Envelhecimento
O economista e pesquisador da FGV/IBRE Daniel Duque pondera que esses dados mostram o alto envelhecimento da população. Nesse caso, não há garantia de aumento de contribuições para o INSS e também há um reflexo da situação do mercado de trabalho, com mais informalidade. Em relação à redução dos indicadores de pobreza como um todo, ele ressalta que este é um cenário em que há facilitação do acesso à justiça na busca por benefício.
Questionado sobre a nota técnica, o MDS respondeu pelo NOTA que o crescimento recente do BPC reflete mudanças legislativas e normativas, mas destacou a modernização do gerenciamento do programa como um meio de expandir a eficácia.
“A expansão do acesso representa um avanço significativo na proteção social, alcançando grupos anteriormente apoiados por mecanismos privados”, diz a pasta, reforçando o compromisso do governo de combater a vulnerabilidade e a desigualdade social.
“Embora o impacto do BPC na redução da pobreza entre idosos e pessoas com deficiência seja significativo, seu papel na redução das desigualdades econômicas também é destacado. Diferentemente de outros programas de atendimento, o BPC contribui com mais eficácia para superar a pobreza, porque é indexado a reprodução mínima-um caráter que o torna mais efetivo.
Na avaliação de Duque, o BPC tem um problema de foco histórico, especialmente em comparação com a Bolsa Familia. A principal diferença é o valor do benefício -de um salário mínimo -mas também nos requisitos para receber esses valores. Ele cita a possibilidade de receber mais de um BPC por família.
“O BPC nunca foi bom para se concentrar. Com a situação, é muito pior. Não apenas por causa da judicização, na qual muitas vezes quem apela, aqueles que têm decisões favoráveis da justiça, estão muito além de uma situação de pobreza ou mesmo vulnerabilidade. E, além disso, temos a regra que começou a permitir mais de um BPC por família”, disse ele.
Revisão de gastos
O governo tem promovido medidas para conter o avanço dessa despesa e incluiu o BPC no anexo da revisão de gastos, também enviado com o PLDO. A expectativa é que essas ações, que se aplicam principalmente aos registros, geram R $ 15,4 bilhões de economia entre 2025 e 2029.
O Ministério do Planejamento ressalta que o BPC é uma política pública essencial para a proteção social, mas acompanha a elevação dos gastos. As medidas em andamento incluem a revisão bienal para avaliar as condições que originaram o benefício, um processo que não foi feito sistematicamente.
A pasta reconhece que o crescimento recente se concentra nos beneficiários com deficiência que buscam o BPC no tribunal e também reflete a redução da pobreza e o aumento da longevidade, e busca aprofundar as avaliações para entender o que influencia o comportamento do programa.
“Isso inclui os efeitos da informalidade no mercado de trabalho, o que pode aumentar a demanda por benefícios de bem -estar e os impactos das reformas da Seguridade Social e do Trabalho, especialmente a emenda constitucional nº 103/2019 (Reforma da Seguridade Social), o que pode ter mudado os incentivos e o perfil do BPC. Esses estudos significam que a formulação de seres sociais e a pó de políticas mais eficientes e sustentáveis, que se destacam, o que se destina a serem necessários, o que se destina a serem necessários, o que se destina a serem necessários, o que se destina a serem necessários, o que se destina a serem necessários, o que se destaca e a formação de pessoas que se destacam e os recursos do BPC. pasta em uma declaração.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings