Uma pesquisa desenvolvida pela São Paulo Commercial Association em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Negócios do Brasil (CACB) mostra que 60% dos gastos públicos do governo federal estão empregados com Seguro Social e Despesas de Pessoal e acusações sociais. As informações foram enviadas exclusivamente para a transmissão política.
Ao todo, o estudo discriminou aproximadamente 60 itens de custo exigidos no nível federal e os agrupou em 28 categorias. Destas, foram extraídas 11 classificações, que representam a maior parte dos gastos da máquina pública.
A coleta de dados usada no mapeamento foi feita a partir das informações públicas da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e agrupada em uma plataforma on -line intitulada “Gasto Brasil”. Preparado pelo Coordenador do Projeto, Claudio Queiroz, e endossado pelo Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Erik Alencar de Figueedero, a ferramenta é atualizada em tempo real através de dispositivos conhecidos como APIs (interface de programação de aplicativos), que conectam os sistemas.
Nesse sentido, as despesas da Previdência Social e do Pessoal são os dois agrupamentos que mais exigem recursos públicos. Na sua totalidade, as 11 categorias absorvem 96% do orçamento nacional.
Ambos os gastos com pessoal – remuneração de servidores ativos e cobranças sociais obrigatórias – e despesas de seguridade social, que incluem aposentadorias e pensões do Instituto Nacional de Seguro Social (INSs), também incluem julgamentos judiciais e precatório.
No caso do INSS, surgiu uma queixa séria em 23 de abril deste ano, quando a polícia federal e o controlador geral do sindicato (CGU) desencadearam a operação sem desconto, revelando um esquema de descontos indevidos aplicados aos benefícios de aposentados e aposentados. De acordo com o PF, entre 2019 e 2024, cobrar US $ 6,3 bilhões – um valor superior a R $ 8 bilhões se considerado os casos desde 2016. O escândalo levou à partida de Alessandro Stefanutto da Presidência do Instituto, acusado de omissão. Ele havia sido indicado pelo ministro da Seguridade Social Carlos Lupi.
O precatório foi cuidadoso depois que o projeto de lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026 (PLDO) foi enviado ao Congresso. De acordo com o secretário de Orçamento Federal, Clayton Montes, a projeção do precatório não estará mais fora da meta fiscal do governo, que, sem mudanças, achatará o nível de gastos gratuitos do executivo.
Outros gastos
As outras nove categorias se referem principalmente às políticas de assistência social. Entre eles, Bolsa Familia, seguro -desemprego e subsídio de salário.
Também incluído nos benefícios da disposição contínua da Lei Orgânica da Assistência Social (Lei nº 8.742/1993), que criou o benefício contínuo (BPC), um dispositivo criado para pagar um salário mínimo para pessoas com deficiência que não podem se sustentar e idosos, 65 anos ou mais que vivem na pobreza.
Outras despesas apontadas pela pesquisa são despesas discricionárias e créditos extraordinários (exceto PAC). São despesas que dependem das escolhas adotadas pelo governo da época. Alguns exemplos são a quantidade de investimentos em infraestrutura definidos no Plano Multianual (PPA) e nos subsídios agrícolas estabelecidos no plano de culturas.
Também incluído nas aplicações obrigatórias já esperadas de recursos públicos em saúde, com controle de fluxo e na complementação da União no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), obrigatória por lei e pela Constituição.
A última categoria mencionada pelo estudo são as despesas de custo (despesas para manter a operação) e o capital (investimento ou aquisição de ativos duráveis) do Legislativo (Câmara de Deputados e Senado Federal), Judiciário (Tribunal Federal Superior, Tribunal Superior de Justiça, Justiça Federal, entre outros), o cargo de Promotor Federal e Definidor Público do União.
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