Você se lembra quando, quando você chega em Butcher’sA carne foi dividida em “primeiro“E”segundo”? Hoje estes termos quase não aparecem mais. A mudança reflete a evolução de Gado brasileiro. GenéticaAssim, procurarAssim, tecnologia e investimento gado transformado em algumas décadas – e Bebra gadocompleto 50 anos em 2025Ele desempenhou um papel direto nesse processo, com projetos que ajudaram a transformar o rebanho e a maneira de produzir.
Criado em 1975em Campo Grande (MS)a unidade pública federal de Embrapa surgiu quando a atividade migrou do Sul e Sudeste para o Centro -Oeste. Essa mudança marcou o início de uma nova fase. “O Brasil fez uma revolução real ao domesticar o Cerrado. Deixamos a condição de um país importador para se tornar o maior exportador de carne bovina do mundo da carne bovina de 2004”, Antônio do Nascimento Ferreira Rosa.
Ciência e tecnologia no campo
O Embrapa liderou o Programa Nacional de Pesquisa de CatinhoConectando universidades, institutos e produtores. Entre os marcos, estão cultivares de pastagens como o Marandu Brachiariapresente em mais de 40 milhões de hectarese o programa Embrapa-geneplusque serve mais do que 580 bandos com avaliações genômicas e ferramentas de seleção digital.
Também houve avanços em nutriçãocom suplementação adaptada aos biomas e em sanidadecom protocolos de verminose e controle de carrapatos. A combinação reduziu as perdas e aumentou o produtividade dos sistemas.
Com pressões internacionais em log e Emissões de gases de efeito estufaEmbrapa, como uma empresa federal de pesquisa pública, começou a desenvolver protocolos que combinam produtividade e responsabilidade ambiental. Entre eles estão os Carne de carbono neutro e o Carne de baixo carbonoque estabelecem critérios para sistemas integrados de Lavoura, gado e floresta capaz de compensar emissões através do seqüestro de carbono no solo e na vegetação. Essas iniciativas reforçam a posição do Brasil na discussão global sobre Sustentabilidade Agrícola e serve como modelo para certificações de mercado.
Parcerias e futuro
Segundo Ferreira RosaO avanço do setor foi o resultado de uma articulação constante entre produtoresAssim, indústriaAssim, ciência e Políticas públicas. “Esse alinhamento foi único no mundo e faz parte do que nos trouxe aqui”, diz ele.
Os próximos desafios incluem expandir o sustentabilidadereduzir o uso de entradagarantir o bem -estar animal e democratizar o acesso a tecnologias também para pequenos e médios produtorespara reduzir as desigualdades dentro do setor.
Contenção e bem-estar
Nesse contexto de modernização, o Equipamento de contenção bovina começou a desempenhar um papel central para rastreabilidadeAssim, Segurança em gestão e bem -estar animal. Para Mariana BeckheuserCEO de BeckhauserReferência neste segmento, a contenção eficiente é uma parte essencial do gado moderno.
“O equipamento otimiza o gerenciamento, reduz o estresse dos animais e aumenta a segurança dos trabalhadores. O produtor que investe em equipamentos modernos aumenta sua eficiência e atende aos critérios internacionais de qualidade e responsabilidade ambiental”, diz ele.
De acordo com dados de Ministério da Agriculturao valor bruto da produção de gado Deve crescer 21,5% em 2025reforçando o peso do setor para o Economia brasileira e o competitividade global.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings