Aposentados e aposentados que sofreram descontos ilegais no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSs) serão reembolsados até 31 de dezembro, disse que o presidente do corpo, Gilberto Waller Júnior. Em uma reunião do Conselho Nacional de Seguridade Social (CNPs), ele disse que o Tesouro Nacional poderia avançar parte do reembolso, com o valor bloqueado e apreendido das entidades sendo devolvidas ao governo mais tarde.
Segundo Waller, o cronograma de retorno será lançado em breve. “Com certeza, até 31 de dezembro, todos que foram feridos serão compensados”, disse ele.
Leia também:
Agu calcula que o INSS aposentou ordens de reembolso já totais R $ 1 bilhão de R $ 1 bilhão
O INSS começa a retornar descontos associativos indevidos a partir de abril de 26 de maio
O INSS começa a retornar R $ 292 milhões para aposentados e pensionistas para descontos indevidos
Em relação às fontes de recursos, Waller disse que US $ 1 bilhão em recursos bloqueados das entidades investigadas estão agora disponíveis para reembolso. O INSS está aguardando o tribunal para decidir sobre o bloqueio de mais US $ 2,5 bilhões, solicitado pelo Procurador Geral do União (AGU).
“Mais de US $ 1 bilhão foram bloqueados para garantir uma compensação ao Tesouro, e Agu solicitou um bloqueio de outros US $ 2,5 bilhões, o que está pendente de decisão judicial”, disse o presidente do INSS.
Então, o ministro da Seguridade Social, Wolney Queiroz, acrescentou que O reembolso ocorrerá independentemente da busca de recursos da AGU.
A antecipação dos recursos do Tesouro Nacional, explicou que o presidente do INSS é considerado devido ao atraso na venda dos ativos de associações e entidades bloqueadas pelo Tribunal.
Estimativas
Waller reiterou que o valor indevidamente retirado de aposentados e aposentados ainda é desconhecido, mas será inferior a R $ 5,9 bilhões de março de 2020 a abril de 2025 de 9 milhões de aposentados e pensionistas, o que inclui valores retirados com permissão.
O desconto médio não autorizado é de US $ 48 por mês, enquanto as retiradas entre US $ 60 e US $ 70 têm uma porcentagem menor de contestação.
O presidente do INSS também informou que os descontos ilegais se concentraram nos últimos dois anos, não nos últimos cinco anos. Segundo Waller, isso deve diminuir o valor a ser reembolsado.
Cerca de duas semanas atrás, cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas foram notificados pelo aplicativo My INSS e deveriam informar se os descontos para associações e entidades foram autorizados ou Eles são ilegais. Nesta terça -feira, o INSS publicou a lista de cerca de 4,7 mil pós -agências Isso servirá a Segurado com dificuldade em acesso à Internet.
Decisões suspensas
A reunião do CNPS deste mês não participou dos representantes das associações investigadas pela polícia federal, preventivamente removida pelo Ministro da Seguridade Social, Wolney Queiroz. Por causa da remoção, a reunião na terça -feira não teve decisões deliberativas.
Os CNPs, que decidem questões como o teto da folha de pagamento do INSS, apenas deliberarão depois que os centrais da União indicarão os substitutos dos conselheiros removidos. Espera -se que, na reunião de junho, os nomes de futuros conselheiros sejam definidos.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings