Ibovespa B3 terminou na segunda -feira (24) em terras negativas, tendo acumulado ganhos nas três semanas anteriores, em uma margem que o fez caminhar na direção oposta das taxas de Nova York, onde o avanço estava na faixa de 1,42% (Dow Jones) a 2,27% (NASDAQ) na sessão.
Sem intervalos em março, o IBovespa B3 recuperou quase 10.000 pontos, de modo que os analistas o consideram natural para ajuste, com uma semana de agenda forte, com novas leituras de inflação nos EUA e a ata de interesse no Brasil.
Assim, mesmo queda de 0,77%, com 131.321,44 pontos no fechamento da segunda-feira, o IBovespa B3 ainda acumula 6,94% de ganho em março-que supera o avanço de 6,54% em agosto passado, quando renovou o máximo histórico em 137 mil pontos.
Se você mantiver o desempenho até a próxima segunda -feira (31), quando o mês chegar ao fim, ele confirmará o maior aumento desde 12,54% em novembro de 2023.
Moderado, o faturamento financeiro de segunda -feira foi de US $ 18,5 bilhões. Na sessão, oscilou de 130.991,87 a 132.424,43 pontos, deixando a abertura de 132.343,95 pontos. Entre os grandes bancos, a Bradesco sofreu alta (em +1,23%, PN +1,04%) e, no setor metálico, USIMINAS (PNA +1,38%) e as ações de Gerdau (PN +0,58%) e Gerdau metalúrgico ( +0,95%) também estavam na direção oposta dos CHIPs azuis.
A Vale cedou 0,52% e a Petrobras caiu 0,25% em e 0,14% no PN – ambas as empresas haviam acentuado perdas em seus respectivos trabalhos no meio da tarde, mas limitando o ajuste no fechamento.
Na ponta perdida, Embraer (-4,70%), Hapvida (-4,15%) e Curso (-3,94%). No lado oposto, zangado (+10,19%), CVC (+7,07%) e PetroreConcavo (+1,35%), mais usinas.
Na tarde de segunda-feira, o presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, disse que anteriormente projetou dois cortes de juros do banco central em 2025, mas, diante de incertezas, agora calcula apenas um que resulta na acentuação da experiência dos tesouros na tarde de Nova York.
No Brasil, a sessão foi marcada pelo adiantamento em dólar – um aumento de 0,61%, para R $ 5.7524 – e também na curva de juros domésticos.
“O contrário, prevaleceu antes das bolsas de estudos de Nova York na sessão, depois que um aumento foi ensaiado no setor metálico B3 pela manhã, retornou à tarde – assim como o setor de petróleo, durante a sessão. A semana traz novas informações como o copom minutos, amanhã”, diz Diego Faust, o operador de renda variável da Manchester.
Ele acrescenta que o avanço da curva DI na sessão ocorreu apesar do Boletim de Foco, lançado pela manhã, trouxe algumas acomodações nas estimativas de inflação do mercado.
“Há dificuldade em projetar a agenda do governo no Congresso, como a isenção de RI àqueles que ganham até R $ 5.000 por mês, que devem ser votados apenas no segundo semestre, envergonhados do executivo que esperava um voto mais rápido”, acrescenta Faust.
A questão tributária dificulta a viável dos movimentos do governo para tornar suas iniciativas viáveis, observa ele. “O discurso de terrass da equipe econômica não tem o efeito esperado quando você acha difícil impor políticas mais austeres”.
“Na pré-abertura, tínhamos dólares e bolsas de estudos em ascensão, mas o discurso de Haddad trouxe um pouco de barulho ao mercado”, diz Rodrigo Moliterno, chefe de renda variável da Vedha Investimentos, referindo-se a declarações do Ministro das Finanças sobre a estrutura tributária enquanto participava da manhã em São Paulo.
As declarações foram interpretadas, a certa altura, como uma indicação de que poderia haver mudanças nos objetivos ou, no limite, até mesmo flexibilidades – que Fernando Haddad negou prontamente, pela rede social, ainda durante o evento, pela manhã.
“Tivemos um dia de lucro normal no mercado de ações, sem um gatilho específico, após um forte avanço semanal. Não há clareza sobre a direção no momento, com parte de investidores estrangeiros também se apresentando e uma certa retomada nos Estados Unidos. Precisamos esperar os próximos dias para ver se os movimentos agora são apenas uma percepção ou se eles serão direcionais”, diz Virgéc.
___
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings