O Consórcio redondo agro brasil venceu nesta quinta -feira (14) o leilão para concessão de 490 quilômetros do BR-060/364no trecho conhecido como Rota agroque conecta Goiás a Mato Grosso. O grupo ofereceu desconto de 19,70% na taxa de pedágio e comprometido em investir R $ 7,26 bilhões Mais de 30 anos para operar e modernizar a rodovia.
A disputa, mantida por Ministério dos Transportesatraiu cinco concorrentes e registrou o mais alto nível de participação em propostas federais de rodovias desde 2023. O corredor logístico é considerado estratégico para o fluxo da produção agrícola do Centro -Oeste para os portos brasileiros.
Impacto no agronegócio e economia regional
De acordo com estimativas de Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA)O agronegócio deve responder para 29,4% do PIB nacional Em 2025, totalizando R $ 3,79 trilhões. A rota agro conecta Rondonópolis (MT) – Segundo PIB maior do estado – Rio Verde (GO)um dos principais pólos agrícolas do país.
O Ministro da Agricultura, Carlos Fávaroenfatizou a relevância da passagem: “Esta rota conecta duas potencialidades gigantes da agricultura brasileira. Investir em rodovias e ferrovias é trazer competitividade ao setor. O campo pode continuar a crescer porque a infraestrutura avança na mesma velocidade”.
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Investimentos planejados e notícias contratadas
Em Mato Grosso, o trecho passa por cinco municípios, incluindo Rondonópolise espera -se que recebam R $ 502,1 milhões em investimentos federais até o final de 2025 – 77% acima do registrado em 2022. Em Goiás, que terão trechos em cidades como Rio VerdeAssim, Jataí e MineirosA previsão é de R $ 396,7 milhões para transporte no próximo ano.
O contrato prevê descontos progressivos de pedágio para usuários frequentes e metas ambientais, incluindo a adesão a Programa de Carbono Zero. O consórcio vencedor é formado por Infraestrutura de Azevedo e TravassosAssim, Fundo de Investimento de Camaçari e Participações de MultrestrategyAssim, Construção da moradia e Gai Construção e Comércio.
Disputa e expectativas ferozes
No estágio Vivae, a diferença entre as principais ofertas foi de apenas 0,10%. O Ministro dos Transportes, Renan Filhodisse que o resultado reforça o momento de alta adesão e investimentos no setor: “Entre 1998 e 2022, o Brasil recebeu R $ 129 bilhões em investimentos particulares em rodovias. De 2023 até agora, contratamos R $ 176 bilhões, excedendo esse total”.
O vice -governador de Goiás, Daniel VilelaEle enfatizou que a estrada é vital para a economia local e historicamente marcada por acidentes. “Há muito tempo esperávamos uma solução para essa rota, o que garante a competitividade e enfrenta tragédia no trânsito. O ministro Renan é o que mais deu resultados em Goiás e fará muito mais”.
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Impacto no agronegócio e infraestrutura
O trecho concedido é vital para o agronegócio. As estimativas da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA) indicam que, em 2025, o PIB do setor atingirá R $ 3,79 trilhões, representando 29,4% do PIB nacional. O Rondon Rondonópolis (MT), o segundo maior PIB do estado, Rio Verde (GO), proeminente centro agrícola.
O projeto prevê a modernização da infraestrutura, a expansão da capacidade da estrada e as melhorias na segurança. Entre as notícias do anúncio estão os descontos progressivos para usuários frequentes e metas de sustentabilidade, como a adoção do programa Carbon Zero.
Em Mato Grosso, o layout atravessa cinco municípios, incluindo Rondonópolis, e deve receber R $ 502,1 milhões em investimentos federais até o final de 2025 – 77% acima de 2022. Em Goiás, a rodovia passam por cidades como Rio Verde, Jataí e Mineiros, com a previsão de R $ 396.
Notícias do aviso e escopo da concessão
O Rota Agro Brasil Consortium reúne infraestrutura de Azevedo e Travassos, que também gerencia a rota verde de So So -Galled em Goiás, além do Fundo de Investimentos e Participações da Campari e das Companhias, Sobrado Construction Ltda. E Gai Construction and Trade Ltda. O aviso traz notícias, como descontos progressivos no pedágio para motoristas frequentes e comprometimento com o programa Carbon Zero no setor de logística.
Em Mato Grosso, o trecho concedido cobre cinco municípios, impactando diretamente Rondonópolis, uma cidade com 245 mil habitantes e o segundo maior PIB do estado, localizado a 210 quilômetros de Cuiabá. O corredor conecta postes produtivos do Centro -Oeste a Portos Brasileiros. Até o final de 2025, é esperado R $ 502,1 milhões em investimentos federais de rodovias no estado, um aumento de 77% sobre o valor registrado em 2022.
Em Goiás, a rodovia atravessa municípios como Rio Verde, Jataí, Mineiros, Portelânia e Santa Rita do Aragaia. O estado, destacando a produção de soja e milho, receberá R $ 396,7 milhões em fundos para transporte no próximo ano. O vice-governador Daniel Vilela comentou: “Há muito tempo esperávamos uma solução para essa rota, que, além de ter grande importância econômica para garantir a competitividade da região que o maior produtor em nosso estado e um dos mais produtivos é que o Brasil é o Brasil, que também é o que é de que a Ministication. O ministro Renan é, sem comparação, o que a maioria das entregas em Goiás e fará muito mais durante seu mandato “, disse Vilela.
O processo de licitação teve propostas iniciais de cinco grupos, e a feroz disputa expandiu o número de propostas na fase do alto -falante, com diferenças de 0,10% entre as ofertas principais. O governo federal estabelece que a concessão terá impactos positivos na criação de empregos, relações comerciais e comerciais no Brasil com outros países.
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