Em uma audiência pública promovida pela Comissão Especial que discute o projeto que altera a legislação de imposto de renda, Entidades comerciais de comércio e indústria criticaram a proposta do governo. Embora eles digam que a correção da tabela de infravermelho é uma medida justa, eles questionam o conteúdo do projeto de lei (PL) 1.087/2025, que chegou em março ao Congresso.
Na semana passada, um manifesto assinado por 17 entidades de classe, incluindo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), expressou preocupação com a iniciativa, apontando “riscos tributários e institucionais”.
Na reunião na terça -feira (10), representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Confederação Nacional de Comércio de Merós, Serviços e Turismo (CNC) falou de acusação para pequenas empresas e o setor produtivo. E eles sugeriram tributação destinada às apostas tão chamadas, as casas de apostas virtuais.
“A proposta, como é, não gerará o efeito esperado”, disse Gilberto Alvarenga, consultor tributário da CNC. “Provavelmente gerará informalidade e um aumento de tributação em pequenas e médias empresas”.
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PL 1.087 determina a isenção do imposto de renda para lucro tributável de até R $ 5.000. Ele também define 10% com a fonte de fonte em caso de pagamento de lucros ou dividendos. O vice -diretor de desenvolvimento industrial, tecnologia e inovação da CNI, Mário Sérgio Carraro Telles, disse que considera a correção da Feira da Tabela IR. Mas afirmou que a proposta aumenta a tributação sobre a renda do setor produtivo. “Ao tocar sobre a renda de capital, o investimento está sendo mais sobrecarregado.”
Para ele, tributar a distribuição de lucros ou dividendos sem reduzir a taxa de imposto de renda da entidade legal (IRPJ) e a contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) implica aumentar a tributação de capital.
O projeto chegou ao legislativo sob urgência constitucional. Quando isso acontece, os projetos podem ser votados diretamente no plenário, sem passar pelos comitês temáticos.
O prazo é de 45 dias para votar. Se isso não acontecer, começa a bloquear a agenda – nada mais pode ser apreciado até que o PL sob regime urgente seja votado. Foi o que aconteceu com o PL 1.087. Com isso, após negociações com o Congresso, o governo removeu o pedido.
A partir de então, a Comissão Especial foi formada, presidida pelo deputado Rubens Pereira Júnior (Pt-Ma) e é relator do ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL).
Segundo o consultor tributário do CNC, o Brasil já tributa a receita acima dos países da América Latina e do Caribe. Alvarenga afirmou que a carga tributária total corresponde a 33,1% do PIB, em comparação com 21,5% na região. E está próximo da média da Organização da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 34,04%.
“Nós fortemente o consumo de impostos, que afeta proporcionalmente os mais pobres, e agora é proposto para tributados dividendos, o que gerará um aumento em nossa carga tributária sobre a renda”, disse o representante da entidade comercial. “Estamos tributando os dividendos novamente, algo superado por um longo tempo.”
Ele afirma que os lucros distribuídos aos indivíduos estão isentos de tributação desde 1996 e que, embora atualmente seja a tributação de R $ 50.000, “sem reajuste, logo não apenas a renda alta, mas também a menor renda terá seus dividendos tributados”, disse ele.
Para ele, a falta de atualizações tende a causar distorções na base de cálculo. E aumentar o litígio. Alvarenga citou o PL 2.337/2021que, segundo ele, impostos com muito mais eficiência, o dividendo. Ainda assim, o executivo tem advertências. “Embora entendamos que os dividendos tributários são para o investimento tributário, é retornar ao litígio nesse assunto”.
Uma alternativa, disse ele, seria uma tributação sobre apostas, que, de acordo com o consultor, geram moeda para outros países. “Não estamos pedindo ao comércio que feche, para fechar as operações de importação”, disse ele. “É a equalização das importações contra a operação interna”.
Também de acordo com Alvarenga, um produto com valor inicial de US $ 250, importado por um comerciante brasileiro, custaria US $ 630 devido à carga tributária. Mas custaria US $ 290 em mercados estrangeiros. É isso que ele chama de “competição injusta” do exterior. “Não estamos brigando para que haja um desânimo, ou diminuição do acesso a esses produtos, mas um equilíbrio”.
Além disso, as apostas “retiram” o dinheiro que poderia ser gasto no comércio. De acordo com a pesquisa da CNC divulgada em janeiro, as apostas on -line causaram perda de US $ 103 bilhões nas receitas em potencial do setor. A entidade também sustenta que 1,8 milhão de pessoas entraram em inadimplência devido a gastos com apostas.
A Telles da CNI também enviou uma proposta relacionada às apostas, a fim de antecipar o imposto seletivo chamado de So So agendado para aqui a dois anos. “Por que vamos esperar até 2027 para fazer tributação seletiva?” Ele disse. Assim, em vez de aumentar de 12%para 18%, como o governo anunciou, seria criado um bets cide, 15%, sobre a aposta.
“Em nossa projeção, isso teria uma capacidade e uma coleção muito mais alta de fundos de 25 bilhões/ano”, disse o diretor da CNI. A entidade acredita que a medida também ajudaria a desencorajar o jogador. Outra proposta é também tributar, também em 15%, transações digitais entre técnicos localizados no exterior e indivíduos no Brasil, com um impacto de R $ 4,2 bilhões na coleção. Essas medidas, diz a Confederação, compensaria a atualização da tabela de imposto de renda. Também seria reduzido de 34% para 23%, a taxa de IRPJ/CSLL.
A professora Luiza Nassif Pires, do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (ou seja, Unicamp), enfatizou a importância de implementar ações para reduzir a desigualdade, ao contrário do que acontece com o atual sistema tributário. “A progressividade por si só é extremamente importante”, disse ele. “Hoje, 1% dos mais ricos levam para casa quase um quarto da renda brasileira e 70% da renda de capital”.
O quarto convidado da reunião do Comitê Especial foi o técnico de planejamento Pedro Humberto Carvalho, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Ele também chamou a atenção para as distorções do sistema, um número já calculado pelo Instituto. “Aqueles que ganham 10.000 no Brasil, em média, estão pagando 14% da contribuição da seguridade social e imposto de renda”, afirmou. Segundo ele, o problema está no fato de que uma pessoa que ganha US $ 300.000 paga 3%. “Isso é justo?”
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